Tecnologias para rede elétrica da GE solucionam desafios complexos para clientes ao redor do mundo

Tecnologias para rede elétrica da GE solucionam desafios complexos para clientes ao redor do mundo

Os operadores da rede de transmissão elétrica continuam enfrentando demanda e complexidade crescentes em todo o mundo, devido à atual transição energética global. Para atender portanto essa necessidade, a divisão de Grid Solutions da GE Renewable Energy oferece tecnologias inovadoras no setor.

Recentemente, a Grid Solutions conquistou quatro novos projetos. Dois são de Compensadores Estáticos de Reativos (SVC) e dois de Compensadores Estáticos Síncronos (STATCOM). Os fatos refletem assim a confiança dos clientes nas tecnologias de compensação reativa de energia da GE.

Espera-se que as redes de transmissão atuais transmitam energia de formas pelas quais não foram originalmente projetadas para realizar. Diante disso, as soluções SVC e STATCOM patenteadas pela GE fornecem assim soluções eficientes e dinâmicas para as restrições enfrentadas por operadoras de serviços e redes de transmissão no mundo todo.

“As tecnologias de SVC e STATCOM são projetadas com foco no cliente. São altamente confiáveis e fáceis de integrar em infraestruturas novas ou existentes”, disse Fabrice Jullien, Líder Global de FACTS para Soluções de Integração de Rede, na divisão de Grid Solutions da GE. “As operadoras de serviços e redes de transmissão reconhecem assim que essas soluções são cada vez mais necessárias. Principalmente para fornecer suporte dinâmico às tensões. Mantendo assim a confiabilidade e a eficiência do fornecimento de energia nas condições variáveis das redes, com a introdução das fontes de energia renováveis.”

Cada um desses importantes projetos pelo mundo ajudará a fornecer energia confiável:

Montevidéu, Uruguai

O SVC Montevideo foi construído originalmente pela GEC-ALSTOM na década de 80. E a GE fará a atualização e a modernização dessa tecnologia de 40 anos para o cliente Usinas y Trasmisiones Eléctricas (UTE). A GE substituirá válvulas de tiristores e os sistemas de refrigeração e controle. O objetivo é fazer com que o SVC continue dessa forma funcionando com eficiência e confiabilidade por muitos anos.

Jaguaruana, Ceará, Brasil

A empresa Dunas Transmissão de Energia venceu recentemente um lote do leilão de transmissão da ANEEL. Ela irá implementar instalações de transmissão nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Os equipamentos para o lote incluem o SVC de 500 kV da GE, de -150 a +300 Mvar, que dessa forma facilitará a inserção da energia renovável na rede elétrica.

Oriente Médio

Uma grande operadora de sistemas de transmissão vai aprimorar seu suporte rápido de tensão e estabilidade de tensão dinâmica, em uma de suas áreas operacionais de sua rede, usando a instalação do GE STATCOM. O sistema de Compensação Reativa Dinâmica de Energia (DRPC), de -150 a +450 Mvar, será instalado na modalidade turnkey em uma subestação existente.

Essa área é uma das cidades com crescimento mais rápido na região. E essa solução STATCOM suportará o aumento contínuo da carga, conforme seu sistema se expande com interconectores de rede e grandes instalações de ar-condicionado na região.

Costa de Fife, Escócia

Como parte de uma subestação onshore e offshore da GE, a Grid Integration Solutions fornecerá a instalação do STATCOM. Ela suprirá de -170 a +57 Mvar. Quando em operação, o parque eólico offshore Neart na Gaoithe, de propriedade da EDF Renewables e ESB, compensará dessa forma mais de 400.000 toneladas de emissões de CO2 a cada ano. E fornecerá eletricidade suficiente para energizar mais de 375.000 lares Escoceses.

“Com esses quatro novos projetos alinhados com a transição de energia ocorrendo no mundo todo, a GE reafirma sua posição e foco no espaço de eletrônicos de energia e, mais globalmente, em FACTS. O STATCOM e o SVC são soluções-chave para ajudar a atender aos requisitos dos nossos clientes, a fim de integrar, de forma dinâmica, a geração renovável em redes de energia que não foram originalmente desenvolvidas para isso”, disse Jullien.

Leia também GE fecha contrato para modernização de subestações da Chesf no Brasil

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias