GE e Hitachi ABB Power Grids assinam um acordo histórico para reduzir o impacto ambiental no segmento de transmissão de energia elétrica

GE e Hitachi ABB Power Grids assinam acordo para reduzir impacto ambiental em transmissão de energia

O negócio de GE Grid Solutions da GE Renewable Energy e a Hitachi ABB Power Grids Ltd. anunciaram um acordo de licenciamento cruzado não exclusivo relacionado ao uso de um gás alternativo ao hexafluoreto de enxofre (SF6), usado em equipamentos de alta tensão. Esta mistura de gás à base de fluoronitrila tem um impacto ambiental significativamente inferior ao do SF6.

No âmbito deste acordo histórico – anunciado pouco antes do Dia da Terra de 2021 -, duas potências globais na transmissão de energia compartilharão propriedade intelectual complementar relacionada às suas respectivas soluções livres de SF6.

Isto ajudará a acelerar o uso de gases alternativos ao SF6, com base em fluoronitrila, mais ecoeficientes e sustentáveis, em equipamentos de alta tensão. Um relatório recente da Comissão da União Europeia concluiu que equipamentos de manobra que fazem uso de mistura de gases à base de fluorinitrila podem ser a única alternativa viável quando o espaço disponível é limitado.

Esse acordo histórico visa abrir caminho para que nos próximos anos haja uma padronização de soluções sem SF6 para equipamentos de alta tensão, o que permitirá às concessionárias de energia e da indústria acelerarem a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Em simultâneo, este acordo deverá facilitar a capacidade de planejar, operar e manter suas redes, graças a serviços padronizados e ao uso de equipamentos auxiliares em comum.

Por quase meio século, o gás SF6 tem sido a norma na indústria de transmissão e distribuição de energia elétrica devido às suas propriedades físicas únicas. No entanto, é um potente gás de efeito estufa, que contribui para o aquecimento global se liberado na atmosfera. Por esta razão, a GE e a Hitachi ABB Power Grids têm investido no desenvolvimento de alternativas ao SF6. “As concessionárias de energia estão se tornando cada vez mais conscientes de sua pegada ambiental e do impacto que elas têm em suas comunidades e no mundo ao seu redor. O acordo histórico de hoje reforça o nosso compromisso em ajudar nossos clientes a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa”, disse Heiner Markhoff, CEO da GE Grid Solutions.

“A GE foi pioneira neste gás à base de fluoronitrila, batizado de g3, e posteriormente desenvolveu uma ampla linha de produtos livres de SF6. Nossos produtos g3 (livres de SF6) estão disponíveis comercialmente desde 2015 e apresentam as mesmas dimensões compactas e o mesmo desempenho dos equipamentos SF6 tradicionais”, acrescentou.

“Como parte do nosso compromisso com um futuro neutro em carbono e com a aceleração da transição energética, optamos por trabalhar em uma solução padrão para atender às necessidades de nossos clientes por meio deste acordo de licenciamento cruzado”, afirmou Markus Heimbach, diretor-geral da unidade de negócios High Voltage Products da Hitachi ABB Power Grids.

“Como um dos líderes em tecnologia, sempre estivemos na vanguarda das subestações isoladas a gás (GIS), que se tornaram facilitadores essenciais para a urbanização, e instalamos o primeiro GIS livre de SF6, que reduz significativamente a pegada de carbono”, declarou.

As duas empresas manterão o desenvolvimento de produtos, fabricação, vendas, marketing e atividades de serviço e manutenção de suas soluções de gás completamente independentes. Cada uma continuará a conceder e a definir os termos da licença de suas respectivas propriedades intelectuais de forma independente, preservando assim a diversidade da base de fornecedores para a indústria e a concorrência leal.

Leia também GE Renewable instala primeiras turbinas eólicas acima de 5mw em operação no país

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias