GE Renewable instala primeiras turbinas eólicas acima de 5MW em operação no País

GE Renewable instala primeiras turbinas eólicas acima de 5MW em operação no País

A GE Renewable Energy concluiu a instalação das primeiras turbinas eólicas Cypress das Américas, mais precisamente, no complexo eólico Serra da Babilônia, da Rio Energy, localizado próximo aos municípios de Morro do Chapéu, Ourolândia e Várzea Nova, no estado da Bahia. Essas são as primeiras de 30 turbinas que serão instaladas no local.

Quando concluída a instalação de todas as unidades, cerca de 153MW de capacidade instalada serão adicionados ao complexo eólico, que atualmente conta com 223.25MW. Além do fornecimento de turbinas, o contrato da GE Renewable Energy com a Rio Energy inclui um pacote de serviços de operação e manutenção (O&M) de 10 anos para todos os equipamentos fornecidos pela GE ao complexo eólico.

As primeiras Cypress instaladas pela GE Renewable Energy no Brasil contam com 126 metros de altura, rotor de 158 metros e irão operar com potência de 4.8MW a 5.1MW.

“Este é um marco para GE Renewable Energy e também para o setor eólico nacional. Temos investido nessa indústria desde o seu início no Brasil, há mais de 10 anos, e agora vemos uma oportunidade real de gerar mais energia limpa e renovável por meio de uma nova classe de turbinas eólicas”, comenta Mauricio Vieira, diretor de Vendas para a divisão de Wind da GE Renewable Energy no Brasil.

Indicada para os ventos brasileiros, a Cypress também permite melhorias significativas na produção anual de energia (AEP – Annual Energy Production) e mais eficiência no processo de manutenção. “Reconhecemos e valorizamos a confiança dos nossos clientes. Nossa turbina foi desenvolvida para melhor aproveitar as condições dos ventos em países como o Brasil, reduzindo custos e aumentando nossa capacidade de atender nossos clientes. É muito gratificante ver que as primeiras máquinas já estão em operação, gerando energia limpa para o País”, afirma o executivo.

Além da introdução de uma nova tecnologia no mercado brasileiro, o compromisso da GE Renewable Energy com a produção local também é um dos principais destaques. Mais de 60% dos componentes da máquina são produzidos no país, sendo que cerca de 20 fornecedores, em cinco estados brasileiros, foram desenvolvidos pela GE para tornar possível a fabricação da turbina em solo nacional, incluindo a fabricante de torres eólicas TEN, joint venture da GE em Jacobina (BA).

A montagem dos aerogeradores, por sua vez, é realizada na fábrica da GE Renewable Energy em Camaçari (BA) e a produção das pás de carbono pela LM Wind Power, outra unidade da empresa localizada em Porto de Suape (PE).

“Estamos muito satisfeitos em fazer parte dessa grande conquista, principalmente por ser fruto de uma parceria com toda a indústria, a maior parte dela local. Juntos, superamos os desafios inerentes ao lançamento de um modelo novo e maior de turbina, em toda a cadeia de suprimentos, na engenharia e logística”, conclui Vieira.

Segundo a companhia, a GE Renewable Energy continuará investindo para trazer tecnologia, inovação e desenvolvimento para o mercado eólico brasileiro, que continua bastante promissor. Recentemente, a energia eólica chegou a 18GW de capacidade instalada no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Dos 8.300 aerogeradores em solo brasileiro, cerca de três mil deles foram instalados pela GE Renewable Energy, em sete estados.

Leia também Energia eólica chega a 18GW de capacidade instalada no Brasil

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias