Enel Distribuição São Paulo instala solução inteligente de medição de energia

Enel Distribuição São Paulo instala solução inteligente de medição de energia

A Enel Distribuição São Paulo iniciou um projeto-piloto para instalar 300.000 medidores inteligentes em sua área de concessão. A iniciativa está sendo realizada no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto do medidor inteligente foi lançado em evento online que contou com a presença do diretor-geral da Aneel, André Pepitone, e do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, ao lado de executivos da concessionária e da Enel Brasil.

“A inovadora solução de medição inteligente instalada pela Enel Distribuição São Paulo no Brasil é fabricada localmente, usando uma tecnologia comprovada da área global de Infraestrutura e Redes da Enel, e contribuirá significativamente para a modernização tecnológica da rede de distribuição local”, declarou Antonio Cammisecra, responsável Global de Infraestrutura e Redes da Enel.

“Este esforço inovador de digitalização irá empoderar os clientes, dando-lhes controle ativo sobre o consumo de energia, além de aumentar a eficiência e a resiliência da rede, representando um passo fundamental para enfrentar os desafios colocados pela transição energética”, reforça.

Na primeira fase, 150 mil medidores inteligentes serão instalados em residências e em pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais nos bairros de Pirituba e Perus, na região noroeste da capital paulista. Os dispositivos integram uma plataforma digital inteligente, desenvolvida pela Enel, que permitirá aos consumidores monitorar e otimizar seu consumo de energia de forma fácil e transparente, além de permitir que a distribuidora execute algumas atividades remotamente e ofereça novos serviços.

A instalação dos medidores inteligentes será parcialmente financiada no âmbito do programa de P&D da Aneel (R$121 milhões), de modo que os investimentos adicionais serão custeados pela concessionária.

A Enel Distribuição São Paulo espera concluir a primeira fase do projeto até setembro de 2021. A substituição do medidor não implicará na cobrança de uma taxa extra dos clientes e será apoiada por uma campanha de informações abrangente. A instalação dos medidores, implementada por pessoal treinado, estará em conformidade com todas as restrições locais da Covid-19 aplicáveis durante o período de substituição.

Os medidores inteligentes possuem tecnologia de comunicação embutida, permitindo a leitura remota dos dados de consumo. Os clientes terão mais facilidade de acesso aos dados de consumo de energia e não precisarão mais depender apenas da conta de luz, como ocorre hoje com os medidores tradicionais, amplamente utilizados em todo o País.

Assim que o sistema de medição inteligente e a nova função do aplicativo estiverem totalmente operacionais, os clientes poderão monitorar seu consumo diário por meio do aplicativo móvel da Enel São Paulo, permitindo um uso mais eficiente da energia. Além disso, o aplicativo também incluirá outras funcionalidades, como a ativação de alertas de níveis de consumo e notificação de alterações na incidência de ICMS.

Esses recursos oferecem aos clientes mais opções para ajustar os seus hábitos de consumo e proporcionam economia no orçamento familiar. A atualização do app, que inclui essas novas funções, estará disponível para os clientes que fazem parte do projeto em 2021.

A solução de medição inteligente também permite à Enel Distribuição São Paulo realizar a leitura das contas de luz sem a necessidade de estimativas, aumenta o envolvimento do cliente no processo e abre oportunidades futuras para oferecer novos serviços e produtos de energia avançados, tais como novas estruturas tarifárias (de acordo com a evolução do arcabouço regulatório de tarifas para o usuário final).

Com o serviço de leitura de consumo e demais atividades realizadas remotamente, a empresa também utilizará os dados para maior rapidez na detecção e solução remota de interrupções, reduzindo assim a circulação de sua frota de veículos pelos municípios de sua área de concessão e contribuindo para a redução do tráfego e da poluição.

O projeto executado pela Enel Distribuição São Paulo, em parceria com a Aneel, auxilia no desenvolvimento de uma nova cadeia industrial no Brasil. Todos os medidores serão produzidos no Estado de São Paulo, em unidades fabris nos municípios de Sorocaba e em Vargem Grande Paulista, gerando emprego e renda no País.

Esta é a primeira produção de medidores inteligentes da Enel na América Latina. O modelo a ser fabricado no Brasil e instalado na cidade de São Paulo possui tecnologia desenvolvida pela Enel, que há 20 anos atua no mercado de medição inteligente.

A solução implantada no Brasil terá design próprio, assinado pelo estúdio de design Chelles & Hayashi, responsável, entre outras obras, pela Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. O medidor inteligente, desenvolvido para atender às necessidades locais e respeitando as características da rede elétrica e os requisitos das normas técnicas, foi aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A Enel já instalou cerca de 45 milhões de medidores inteligentes em todo o mundo, na Argentina, Chile, Colômbia, Itália, Peru, Romênia e Espanha.

Leia também Novo recorde de velocidade de transmissão de dados em fibra óptica

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias