A Enel Distribuição São Paulo acaba de fechar uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai/SP), por meio da Plataforma de Inovação da Indústria, para o desenvolvimento do projeto “Plano imersivo para desenvolvimento de colaboradores com tecnologias digitais”.
O projeto prevê a remodelagem do plano atual de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, considerando a inserção da tecnologia de realidade virtual, associada a novas funcionalidades, como a inteligência artificial e uso de sensores biomédicos, que possibilitará avaliar e traçar aspectos comportamentais dos colaboradores, no decorrer das atividades do treinamento.
Com tecnologia inovadora, por meio de imersão em cenários próximos à realidade diária dos profissionais, será possível simular situações de perigo e adversidades dentro de um ambiente controlado que, no futuro, permitirão ampliar a capacidade dos colaboradores com diferentes tipos de experiência, garantindo melhorar o nível de excelência operacional, além de mitigar riscos e acidentes de trabalho.
“A implementação desta plataforma de treinamento permitirá o desenvolvimento dos nossos profissionais a partir dos dados coletados, aumentando a capacidade técnica, cognitiva e psicológica da equipe, para atingirmos cada vez mais profissionais competitivos e altamente qualificados no setor elétrico”, afirma Rosario Zaccaria, responsável por Infraestruturas e Redes na Enel Distribuição São Paulo.
De acordo com Bruno Cecchetti, diretor de Tecnologia de Rede da Enel Brasil, o Plano Imersivo para o desenvolvimento de colaboradores com tecnologias digitais, além de aprimorar as equipes da Enel no Brasil, poderá beneficiar ainda outras empresas do setor, com base nos resultados alcançados neste projeto inovador desenvolvido em parceria com a Enel SP e replicado nas distribuidoras do grupo nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.
O Diretor Regional do Senai-SP, Ricardo Terra, acredita que projetos como esse em parceria com a Enel estão alinhados com a estratégia de inovação e tecnologia do Senai de São Paulo, promovendo cada vez mais a integração com o setor produtivo.
“Plataformas digitais de treinamento e capacitação certamente serão uma das mais valiosas ferramentas de ensino e aprendizagem nesses novos tempos”, acrescenta Terra. “O Senai-SP está muito orgulhoso e pronto para, ao lado da Enel, ser um dos precursores deste tipo de plataforma de qualificação profissional no presente e futuro de nossa força de trabalho”, acrescenta.
O projeto, que envolve diversas áreas da Enel, como Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Operação e Inovação, em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Energia, o Instituto Senai de Inovação em Materiais Avançados e Nanocompósitos e o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica e Indústria 4.0 teve início em setembro.
As simulações iniciais dos treinamentos ocorrerão na Base Operacional de Guarapiranga da Enel SP, localizada na zona Sul da capital. Após a conclusão dos testes, o projeto poderá ser expandido para outras distribuidoras do Grupo no Brasil.