Litro de Luz Brasil, o início de tudo - Parte 3

Litro de Luz Brasil, o início de tudo – Parte 3

Em agosto de 2017, o Litro de Luz Brasil fechou parceria com a Eletropaulo (atual ENEL), em São Paulo. Tivemos pela primeira vez a contratação de um Grupo de Trabalho (GT) remunerado do Litro, que trabalhou por dois meses nessa parceria.

O GT contribuiu para a melhoria do poste solar e para o aprimoramento da “Metodologia Nosso Jeito”, uma metodologia de desenvolvimento social para fortalecimento do nosso contato com a comunidade e formação dos “Embaixadores”, moradores que representam o Litro localmente.

Além de serem nossos porta-vozes, os Embaixadores são capacitados para manutenção da tecnologia e incentivados a se tornarem referência de liderança para suas comunidades e para outras, sendo convidados pelo Litro de Luz Brasil para participar de ações no País todo.

A tecnologia do poste solar também foi melhorada, tornando-se mais robusta, com LEDs de maior alcance de iluminação e novos circuitos, montados na sede por controladores comerciais.

Novo poste solar desenvolvido pelo Litro de Luz, mais robusto e mais eficiente
 Novos postes instalados em Boulevard da Paz, no ano de 2017

Esta metodologia, que hoje está mais aprimorada e envolve também o pós-ação e a mensuração de impacto, ganhou o prêmio de “Tecnologia Social do Banco do Brasil” no mesmo ano. Esse prêmio possibilitou uma segunda ação em Kalunga no ano seguinte.

O ano de 2017 foi um ano muito focado na estruturação e organização das células.

Já o ano de 2018 foi mais focado em crescimento e aumento do impacto das soluções nas comunidades.

No início de 2018, fizemos nossa primeira ação na região da Bahia. Além disso, no meio do ano, fizemos a maior ação em número de soluções, com mais de 600 lampiões entregues em Carauari, no Amazonas, em parceria com a ASPROC. A ação foi um grande desafio logístico; assim, centralizamos  a produção das soluções na sede do Litro em São Paulo, visando maior agilidade e melhor qualidade.

Produção dos mais de 600 lampiões para a ação da ASPROC

Foi também em outubro do mesmo ano que realizamos a segunda ação Kalunga, conhecida como Ação Kalunga 2, atingindo outras regiões quilombolas. Ainda em 2018, em São Paulo, foi feita a primeira ação no interior, em um conjunto habitacional localizado em Sorocaba.

No início de 2019, o Litro de Luz Brasil inaugurou mais uma tecnologia, chamada “Solução Interna”, voltada para a iluminação dentro da casa dos moradores. A placa é instalada no telhado da casa, os LEDs espalhados pelos cômodos e as baterias armazenadas em um local protegido dentro de uma caixa hermética junto ao controlador de carga.

A primeira ação onde essa solução foi inaugurada foi realizada na região do Conde, na Paraíba, que foi gerida pela célula de Campina Grande e teve como parceira a Salesforce (empresa norte-americana de software on demand) por meio do projeto LightForce, com participação especial de funcionários da empresa vindos da França. Na ação, foram instaladas 283 soluções, incluindo soluções internas, postes e lampiões, com participação de 50 voluntários (30 do Litro de Luz e 20 da Salesforce da França).

Solução interna instalada na oca de uma aldeia no Conde

No mesmo ano, o Litro de Luz fechou parceria com o programa do Luciano Huck, o que possibilitou que nossas soluções chegassem no Mato Grosso do Sul, com uma ação realizada na região da Sidrolândia, além do aumento de nossa visibilidade com a transmissão da ação no programa.

Foto da Ação em Sidrolândia

Em 2020, tínhamos planos para expandir nosso impacto, melhorar nossa atuação nas comunidades, catalogar soluções, entre outras grandes metas. No entanto, veio a pandemia, que nos obrigou a paralisar as atividades presenciais e repensar nossa atuação.

Com menos foco nas soluções, resolvemos ajudar as comunidades com produtos de higiene e alimentos, uma vez que a pandemia afetou negativamente as comunidades tanto na questão econômica, com o aumento do desemprego, quanto com os surtos de COVID pela falta de acesso a materiais de higienização. Conseguimos levar vários produtos para diversas comunidades, com Joelma como uma das doadoras e a ONG Gerando Falcões como uma grande parceira.

A pandemia também fez o Litro focar na melhoria dos processos, tanto internos como externos, com as comunidades, voluntários e parceiros: desde o monitoramento e melhoria das soluções, até o contato com as comunidades adaptadas à nova realidade. Foi um ano muito desafiador, no qual tivemos de ter muita resiliência e criatividade para nos mantermos de pé e ajudarmos quem mais precisa.

No ano de 2021, ainda enfrentamos os desafios da pandemia e da nova realidade, mas nos mantemos firmes apoiando as comunidades e seguindo nossa trajetória de iluminar vidas.

Texto escrito pelo Voluntário de Operações e Tecnologia, Ricardo Silva
Leia também o primeiro e segundo capítulos da história do Litro de Luz Brasil

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias