A Engie, empresa privada de energia do Brasil, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, anuncia a assinatura de contrato com a Prefeitura de Petrolina (PE) da PPP de Iluminação Pública do município, estruturado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).
Com isso, a companhia passará a operar o parque de iluminação da cidade, com o compromisso de substituir as 37 mil luminárias por equipamentos de LED em um período de 12 meses. O contrato tem prazo de 20 anos e prevê a modernização, expansão e manutenção da infraestrutura de iluminação da cidade, beneficiando cerca de 350 mil pessoas.
Além da substituição de luminárias, a Engie vai implantar um Centro de Controle Operacional e sistemas de gestão nas principais vias públicas da cidade, com o objetivo de economizar pelo menos 50% da energia consumida pela iluminação pública do município. A Engie irá priorizar o recrutamento de mão de obra local e tem como meta ter uma base na região para prover soluções em Iluminação Pública para outras cidades que devem passar por processos de PPPs.
Eficiência energética
A Engie irá também implantar sistemas inteligentes de operação e monitoramento remoto para iluminação de realce e destaque das vias públicas mais importantes da cidade e investir em um projeto de iluminação de monumentos e pontos turísticos de Petrolina, cidade que fica às margens do rio São Francisco.
“O projeto vai trazer diversos benefícios como a promoção do turismo e da atividade econômica local, mais segurança e uma melhor qualidade de vida, ressaltou Leonardo Serpa, diretor-presidente da Engie Soluções.
“O propósito da Engie é agir para acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis e essa aceleração passa, obrigatoriamente, pela transformação dos centros urbanos”, ressaltou Serpa.
A companhia opera cerca de 400 mil pontos de luz no Brasil, em cidades como Florianópolis, Joinville, Blumenau e Santos, além da PPP de Uberlândia que já está em fase de implantação. No mundo, o total é de 1,5 milhão de pontos.
“Para nós, a iluminação pública representa uma porta de entrada ao desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil. Isso porque a infraestrutura dedicada à iluminação pública, quando concedida por meio de um contrato de PPP, pode servir de base para agregar serviços inteligentes” completa Serpa.
Nesse contexto, a Engie tem atuado como parceira de diversas cidades do mundo, por meio de projetos que agregam inteligência, economia e respeito ao meio ambiente. No Brasil, essas parcerias envolvem soluções especializadas em iluminação pública e mobilidade, contribuindo para tornar a infraestrutura urbana mais segura, eficiente e sustentável.