A CPFL Piratininga concluiu o Projeto de Eficiência Energética da Fundação do ABC – Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande (SP). Com investimento de R$1,4 milhão, a companhia instalou uma usina solar fotovoltaica no hospital, com potência de 363,06kWp. A ação contemplou também a troca de 343 lâmpadas convencionais por tecnologia LED, mais econômica e duradoura.
O investimento vai proporcionar uma redução prevista de cerca de 349,5MWh ao ano, consumo equivalente ao de 147 residências por mês. Em dinheiro, esse valor chegaria a quase R$171,96 mil anuais economizados. A obra ainda evitará a emissão de 26,23 toneladas de CO2 na atmosfera – o mesmo que o plantio de 157 novas árvores.
“O programa está sendo executado para beneficiar o hospital no mais breve intervalo de tempo, considerando o contexto da pandemia e utilizando todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de Saúde Pública”, explica Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL.
Desde outubro de 2019, a CPFL Energia atua em prol da melhoria na saúde pública em toda a sua área de atuação por meio do Programa CPFL nos Hospitais. As iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ajudam instituições públicas e também filantrópicas a reduzirem suas contas de energia.
“Assim como o Hospital Irmã Dulce, estão aptos a participar da ação as instituições públicas e filantrópicas de saúde situadas nas cidades das áreas de concessão das nossas distribuidoras”, complementa Zaia.
A Fundação do ABC – Hospital Municipal Irmã Dulce – atende ao Sistema Único de Saúde (SUS) e representa uma fonte de atendimento médico para grande parte da população do município. O projeto de eficiência energética auxilia na sustentabilidade financeira do hospital, além de orientar para o consumo consciente de energia e a substituição de equipamentos obsoletos por mais eficientes.