Foi publicada no dia 09/03, a Instrução Normativa Inmetro para a classificação de eficiência energética de edificações comerciais, de serviços e públicas (INI-C). A medida aperfeiçoa os requisitos técnicos da qualidade para o nível de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos (RTQ-C) do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica).
Este é o primeiro documento publicado do novo método do PBE Edifica. Também serão publicados a INI-R (para edificações residenciais) e o RAC, que traz os requisitos de avaliação da conformidade do PBE Edifica.
A INI-C é um marco na política de eficiência energética de edificações, pois traz diversos aperfeiçoamentos ao método vigente e possibilita desdobramentos como a certificação NZEB (da sigla em inglês Near Zero Energy Buildings), por exemplo.
O GT-Edificações, grupo técnico para promoção de medidas de eficiência energética no Brasil, instituído no âmbito do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE), apoiou a elaboração do novo regramento.
Para os próximos anos, estão planejadas atividades para ampliar a utilização da etiquetagem como instrumento para aumentar a eficiência e melhorar o desempenho energético.
Acesse a Portaria Nº 42, de 24 de fevereiro de 2021.