Startup lança solução de monitoramento inteligente da energia

Startup lança solução de monitoramento inteligente da energia

A HomeCarbon Energy Solutions está disponibilizando ao mercado sua solução Energia das Coisas, que, de forma inédita, poderá ser locado, denominado EDC Flex

O começo do ano está impondo às empresas, sobretudo, às pequenas e médias, um controle mais efetivo sobre a forma como o consumo de energia acontece em suas operações. Em um cenário em que as tarifas vêm aumentando e muitas empresas ainda têm um encurtamento em suas receitas, fazer um monitoramento dos custos mais do nunca é uma necessidade.

Atenta a essas “dores” das empresas, a HomeCarbon Energy Solutions está disponibilizando ao mercado sua solução Energia das Coisas que, de forma inédita, poderá ser locado, denominado EDC Flex. A solução funciona da seguinte forma: o monitor de consumo é instalado na empresa – ou andares/seções, ou em equipamento(s) – e envia uma série de parâmetros elétricos para a nuvem, e da nuvem são feitos os processamentos e análises, para que o gestor da operação possa recebê-los na tela do celular ou no computador.

As vantagens em adotar o serviço são várias: a empresa pode, com o monitoramento mensal, ter a certeza se vale a pena trocar da tarifa padrão para a Tarifa Branca (TB) – opção tarifária na qual quem tem menor consumo entre 18h e 22h pode reduzir seus gastos em até 15%, dependendo do estado em que esteja. Por outro lado, se adotar a TB e tiver consumo nessa faixa horária, a conta pode aumentar até 60%. “Para ter certeza, só medindo”, comenta Rodrigo Lagreca, diretor da empresa.

Adicionalmente, os usuários podem ainda avaliar ineficiências em seus equipamentos, a partir do monitoramento em tempo real, readequar suas operações e ainda usufruir das funções de liga e desliga remoto, eliminando o risco de luzes e aparelhos de ar-condicionado deixados ligados por esquecimento. Sobre isso, Lagreca destaca ser um problema recorrente nas empresas: esquecer equipamentos ligados. “Mesmo em tempos de pandemia, as operações já foram retomadas, e o pessoal só se dá conta que esqueceu equipamentos e salas ligadas às 8h da manhã seguinte – ou após o final de semana”.

O monitoramento Energia das Coisas foi desenvolvido para atender todos os clientes pequeno e médio porte, como mercados, postos de gasolina, lojas de conveniência, pequenas fábricas, açougues, restaurantes, escritórios, consultórios médicos e até mesmo residências que procuram mais gestão e controle dos gastos energéticos.

O EDC Flex, pode ser contratado em condições acessíveis, a partir de R$470 o mês, e, se o cliente preferir, poderá adquiri-lo em definitivo com vantagens após a locação. Para instalações na grande São Paulo, a própria HomeCarbon pode fazer as instalações, e para clientes localizados em outros Estados, a empresa disponibiliza material instrutivo por meio de suas redes sociais. O Flex pode ser contratado em: www.energiadascoisas.com.br e a aquisição em definitivo pode ser feita neste website e nos principais Market places.

Leia também Engie lança ferramenta digital que ajuda empresas a reduzirem consumo de energia

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias