Em agosto de 2017, o Litro de Luz Brasil fechou parceria com a Eletropaulo (atual ENEL), em São Paulo. Tivemos pela primeira vez a contratação de um Grupo de Trabalho (GT) remunerado do Litro, que trabalhou por dois meses nessa parceria.
O GT contribuiu para a melhoria do poste solar e para o aprimoramento da “Metodologia Nosso Jeito”, uma metodologia de desenvolvimento social para fortalecimento do nosso contato com a comunidade e formação dos “Embaixadores”, moradores que representam o Litro localmente.
Além de serem nossos porta-vozes, os Embaixadores são capacitados para manutenção da tecnologia e incentivados a se tornarem referência de liderança para suas comunidades e para outras, sendo convidados pelo Litro de Luz Brasil para participar de ações no País todo.
A tecnologia do poste solar também foi melhorada, tornando-se mais robusta, com LEDs de maior alcance de iluminação e novos circuitos, montados na sede por controladores comerciais.
Esta metodologia, que hoje está mais aprimorada e envolve também o pós-ação e a mensuração de impacto, ganhou o prêmio de “Tecnologia Social do Banco do Brasil” no mesmo ano. Esse prêmio possibilitou uma segunda ação em Kalunga no ano seguinte.
O ano de 2017 foi um ano muito focado na estruturação e organização das células.
Já o ano de 2018 foi mais focado em crescimento e aumento do impacto das soluções nas comunidades.
No início de 2018, fizemos nossa primeira ação na região da Bahia. Além disso, no meio do ano, fizemos a maior ação em número de soluções, com mais de 600 lampiões entregues em Carauari, no Amazonas, em parceria com a ASPROC. A ação foi um grande desafio logístico; assim, centralizamos a produção das soluções na sede do Litro em São Paulo, visando maior agilidade e melhor qualidade.
Foi também em outubro do mesmo ano que realizamos a segunda ação Kalunga, conhecida como Ação Kalunga 2, atingindo outras regiões quilombolas. Ainda em 2018, em São Paulo, foi feita a primeira ação no interior, em um conjunto habitacional localizado em Sorocaba.
No início de 2019, o Litro de Luz Brasil inaugurou mais uma tecnologia, chamada “Solução Interna”, voltada para a iluminação dentro da casa dos moradores. A placa é instalada no telhado da casa, os LEDs espalhados pelos cômodos e as baterias armazenadas em um local protegido dentro de uma caixa hermética junto ao controlador de carga.
A primeira ação onde essa solução foi inaugurada foi realizada na região do Conde, na Paraíba, que foi gerida pela célula de Campina Grande e teve como parceira a Salesforce (empresa norte-americana de software on demand) por meio do projeto LightForce, com participação especial de funcionários da empresa vindos da França. Na ação, foram instaladas 283 soluções, incluindo soluções internas, postes e lampiões, com participação de 50 voluntários (30 do Litro de Luz e 20 da Salesforce da França).
No mesmo ano, o Litro de Luz fechou parceria com o programa do Luciano Huck, o que possibilitou que nossas soluções chegassem no Mato Grosso do Sul, com uma ação realizada na região da Sidrolândia, além do aumento de nossa visibilidade com a transmissão da ação no programa.
Em 2020, tínhamos planos para expandir nosso impacto, melhorar nossa atuação nas comunidades, catalogar soluções, entre outras grandes metas. No entanto, veio a pandemia, que nos obrigou a paralisar as atividades presenciais e repensar nossa atuação.
Com menos foco nas soluções, resolvemos ajudar as comunidades com produtos de higiene e alimentos, uma vez que a pandemia afetou negativamente as comunidades tanto na questão econômica, com o aumento do desemprego, quanto com os surtos de COVID pela falta de acesso a materiais de higienização. Conseguimos levar vários produtos para diversas comunidades, com Joelma como uma das doadoras e a ONG Gerando Falcões como uma grande parceira.
A pandemia também fez o Litro focar na melhoria dos processos, tanto internos como externos, com as comunidades, voluntários e parceiros: desde o monitoramento e melhoria das soluções, até o contato com as comunidades adaptadas à nova realidade. Foi um ano muito desafiador, no qual tivemos de ter muita resiliência e criatividade para nos mantermos de pé e ajudarmos quem mais precisa.
No ano de 2021, ainda enfrentamos os desafios da pandemia e da nova realidade, mas nos mantemos firmes apoiando as comunidades e seguindo nossa trajetória de iluminar vidas.