O Presidente da República, Jair Bolsonaro, o secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Hélvio Guerra, e o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, participaram, no dia 06 de novembro, da inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Bedim.
O empreendimento possui potência instalada total de 6MW e capacidade de abastecimento de mais de 12 mil residências, e está localizada entre os municípios de Francisco Beltrão e Renascença, no sudoeste do Paraná.
Na construção da Pequena Central Hidrelétrica de Bedim, foram gerados 400 empregos e o empreendimento se somará a outras 419 Pequenas Centrais Hidrelétricas atualmente em operação no Brasil, as quais, em conjunto, agregam à matriz elétrica brasileira consideráveis 5.400MW em capacidade instalada. Além do mais, outras 27 PCHs estão atualmente em construção no País e agregarão outros 331MW à matriz elétrica brasileira.
Atualmente, dos 174GW em potência instalada no Brasil, 10% (cerca de 17GW) estão distribuídos em 222 empreendimentos operando em terras paranaenses. Desses, 31 são PCHs (com 306MW de potência instalada).
Outras oito PCHs estão atualmente em fase de construção no estado do Paraná, em conjunto agregarão mais 139MW à matriz elétrica brasileira de energia elétrica renovável. Em termos de expectativas, o estado do Paraná tem atualmente oitenta e sete projetos aprovados e que podem ser implantados se obtiverem licenciamento ambiental. A médio prazo, isso poderá significar mais de R$9 bilhões em investimentos.
“As pequenas centrais hidrelétricas fazem parte da história do Brasil. Elas possuem um potencial para o desenvolvimento social e econômico. Em todos os locais onde implantamos pequenas centrais, os indicadores sociais e econômicos crescem de forma mais acelerada do que nos municípios que estão em torno. Nós temos mais de 400 pequenas centrais hidrelétricas operando no Brasil, e elas espalham desenvolvimento no País inteiro”, disse Hélvio Guerra.