Acompanhar o desenvolvimento tecnológico das telecomunicações e aumentar a confiança na certificação de produtos nessa área, ao garantir a proteção e integridade das redes e os direitos do usuário em relação à qualidade e segurança do bem ou serviço. Esses são os principais objetivos do Fórum de Certificação 2022. Promovido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o evento acontece no dia 17 de novembro, das 8h30 às 17 horas, no auditório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), em Campinas (SP).
O encontro deverá reunir representantes da indústria, de operadoras, de organismos de certificação de produtos de telecomunicações, de laboratórios. Assim como fornecedores de soluções e instituições de pesquisa e desenvolvimento. “A programação foi elaborada a partir de sugestões coletadas junto aos principais players desse mercado. A meta é promover o intercâmbio de conhecimento com base na experiência internacional e em pesquisa local”, afirma Luciano Coelho Derze, gerente de Certificação do CPQD.
Com esse foco, a edição deste ano do Fórum de Certificação da Anatel terá palestras sobre segurança cibernética, redes Open RAN, tecnologias 5G FR2 (ondas milimétricas) e 6G e políticas de sustentabilidade no setor, entre outros temas. Em uma das palestras, a Anatel apresentará o seu Plano Nacional de Combate à Pirataria; em outra, o CPQD irá abordar sua atuação na área de tecnologia Open RAN. A programação será encerrada com Mark Briggs, diretor de Certificação Wireless da UL Solutions, que falará sobre Wi-Fi 7.
Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no link
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções. Elas são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior. E aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos.
Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado.
Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.