Startup aposta em IA para aumentar eficiência energética de pequenos produtores rurais

Startup aposta em IA para aumentar eficiência energética de pequenos produtores rurais

Promovendo eficiência energética no campo, a Gridly é uma startup que utiliza Inteligência Artificial para ajudar pequenos produtores a encontrar problemas e buscar soluções para melhorar o uso de energia. Desenvolvida pela Orbital, uma “lab solutions”, este é o primeiro spin-off após a reestruturação e verticalização da marca, o que facilitará na busca por parceiros e na concentração de esforços.

A primeira vertical a ganhar forma é a Energy, focada em soluções em energia e na otimização do uso deste recurso que está sob pressão por questões de sustentabilidade e gestão. Especializada em transformar projetos em realidade, a Orbital segue levando ideias inovadoras ao mercado. Agora com uma estrutura mais robusta e preparada para um salto ainda maior. Para o diretor de inovação da empresa, Vini Luiz, essa mudança trará mais agilidade e colaboração. Além de posicionar a companhia como um player relevante no mercado de energia sustentável.

“O poder da Orbital de tirar projetos do papel está diretamente relacionado ao nosso modelo de trabalho colaborativo e ágil. Ele une visão estratégica, tecnologia de ponta e especialistas em cada área. A Gridly é um exemplo prático desse modelo, desde a concepção da ideia até a validação do mercado. A solução se mostrou tão promissora que foi pré-selecionada no processo de aceleração do Itaipu Parquetec, ligado à usina de Itaipu, reconhecida pelo Guinness World Records como a maior produtora de energia hidrelétrica acumulada do mundo. Com isso, a solução receberá um aporte financeiro para finalizar a validação do produto e impulsionar sua entrada no mercado de forma massificada.”, afirma Luiz.

Como a tecnologia funciona

Com os públicos bem definidos — iniciando pelos pequenos produtores rurais — a Gridly tem como objetivo contribuir para a redução de custos e a maximização de recursos. Atualmente, os custos com energia representam cerca de 20% a 30% das despesas operacionais de pequenos produtores rurais no Brasil. O que afeta diretamente a lucratividade de suas operações.

Por meio da plataforma, o usuário faz o upload da conta de energia ou de documentos relacionados ao consumo de geradores e outras fontes de eletricidade. E responde também a um questionário sobre seu consumo energético. Com isso o perfil energético do cliente consegue ser mapeado.

A inteligência artificial da Gridly analisa as informações e gera recomendações personalizadas, apresentadas de forma clara em um dashboard intuitivo. A plataforma identifica desperdícios e desvios no perfil ideal de consumo. Ela deixa mais claro para os clientes potenciais ganhos e melhorias, com sugestões claras e diretas que ajudam os produtores a economizar e a adotar práticas mais sustentáveis.

A startup elaborou planos estratégicos para implementar a solução, oferecendo-a de forma gratuita para consumidores com até 200 kWh de consumo. Os preços são acessíveis tanto para pequenos produtores quanto para grandes empresas que buscam aumentar sua eficiência energética e reduzir custos. Atualmente, a plataforma está em fase de validação, atuando em conjunto com alguns usuários e liberando acesso para novos testes aos poucos.

Para ajudar no treinamento dos algoritmos, a iniciativa será liberada como um serviço gratuito para análise de contas residenciais. Acredita-se que o volume gerado por usuários com necessidades pessoais ajudará a fortalecer e tornar o algoritmo cada vez mais inteligente e preciso.

“Com a verticalização, poderemos nos posicionar de forma mais eficaz em diversos setores, destacando nossa expertise em atender demandas com tecnologias inovadoras. O setor de energia, que está constantemente pressionado a melhorar a eficiência e a adotar fontes de energia limpa, é um exemplo claro disso. A Gridly é apenas um dos muitos projetos que demonstram o potencial transformador da Orbital. Nosso novo ecossistema nos permitirá explorar ainda mais a fundo nossa visão de mercado”, conclui Vini.

Leia também Projetos com inteligência artificial elevam eficiência do setor elétrico

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias