A EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP, realizou uma parceria com a Porsche para ampliar a experiência dos clientes da marca alemã em eletropostos públicos da companhia no País.
Quem adquirir um veículo elétrico da marca, como o novo Porsche Taycan ou as versões híbridas de Cayenne ou Panamera, já receberá um cartão personalizado (EV.Card), que o credenciará para utilizar um dos 50 pontos de carregamentos públicos ativos da EDP no Brasil.
Com o EV.Card Porsche-EDP em mãos, o cliente poderá efetuar o desbloqueio de eletropostos aproximando o cartão de um leitor junto à tela dos equipamentos, que fará a identificação do usuário. O processo de ativação do cartão será feito em uma página exclusiva para clientes Porsche, responsável por habilitar os usuários para a utilização do aplicativo EDP EV. Charge Br, que conta com mais de 100 motoristas cadastrados no Brasil.
Por meio do aplicativo, os proprietários de carros elétricos podem encontrar postos de recarga disponíveis, gerenciar seus carregamentos e liberar o uso de carregadores remotamente, pelo celular. Os clientes ainda terão acesso a campanhas exclusivas no site da EDP Smart, como a oferta de painéis solares e até mesmo serviços residenciais como a contratação de eletricistas, encanadores, chaveiro, por meio do serviço do EDP Facilita.
Até o fim de 2022, a EDP planeja triplicar os pontos de carregamento disponíveis. A companhia já apresentou à Aneel projetos em Mobilidade Elétrica que representam investimentos acima de R$50 milhões. O principal deles, que tem a Porsche como parceira, prevê a instalação de 30 postos de carregamento ultrarrápido que vão cobrir todo o Estado de São Paulo até o ano que vem. Eles vão conectar os principais corredores elétricos do País, interligando a capital paulista ao interior e a capitais de outros estados, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão.
Trata-se do primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150kW e 350kW), com um investimento de R$32,9 milhões. O primeiro posto ultrarrápido foi inaugurado em outubro de 2020 em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, e outros novos eletropostos serão anunciados em 2021.
No Brasil, a EDP já realizou investimentos relevantes em mobilidade elétrica. Em 2018, junto a outro parceiro, inaugurou um corredor de abastecimento de veículos elétricos entre Rio e São Paulo. Instaladas ao longo de 430 quilômetros da Rodovia Presidente Dutra, as estações de recarga tornaram possível fazer uma viagem completa em veículo elétrico entre as duas capitais mais populosas do Brasil.
Já no fim de 2019, a EDP concluiu a instalação da maior rede de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo, com a implantação de sete pontos de carregamento distribuídos pelo Estado.