Concessionárias de energia podem reduzir perdas com fraudes por meio de nova tecnologia de medição

Concessionárias de energia podem reduzir perdas com fraudes por meio de nova tecnologia de medição

Segundo o Relatório de Perdas de Energia Elétrica na Distribuição, divulgado recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as perdas totais de energia em sua distribuição representaram em 2023, no Brasil, 14,1% da energia injetada. Sendo 6,7% dos casos atribuídos a fatores não técnicos, como furtos e fraudes.

Diante desse cenário, a Schneider Electric destaca o novo medidor ION7400 como uma tecnologia desenvolvida para enfrentar desafios como esse. Equipado com uma plataforma flexível e modular, o aparelho permite personalização e expansão conforme as necessidades específicas de cada usuário, oferecendo assim maior eficiência e confiabilidade na gestão da energia.

A Metrum, empresa especializada em fornecer produtos e serviços na área de medição e gestão de energia, identificou a possibilidade de promover o medidor ION7400 para combater fraudes no setor elétrico. Em parceria com a Schneider Electric, a companhia foi responsável por avaliar detalhadamente as características do dispositivo. Ela reconheceu seu potencial para enfrentar as perdas não técnicas, desenvolvendo e implementando estratégias para otimizar a sua implementação.

A principal inovação do ION7400 é a sua capacidade de programação. Isso torna portanto o medidor adaptável a uma variedade de funções e aplicações. Essa característica atende às demandas atuais de distribuição de energia e prepara as concessionárias para se adaptarem às futuras exigências e mudanças regulatórias, oferecendo dessa forma uma solução de longo prazo que se ajusta ao dinamismo do setor de energia, já que permite a adição de novos módulos e funcionalidades conforme o necessário.

“Com uma avançada capacidade de detecção de fraudes e precisão de medição, o ION7400 auxilia as concessionárias na redução de perdas de energia com maior eficiência e confiabilidade na gestão da distribuição”, afirma Leandro Bertoni, vice-presidente da divisão de Power Systems da Schneider Electric para a América do Sul.

Durabilidade prolongada

Reconhecidos por sua robustez e durabilidade, os medidores ION têm trajetória comprovada de mais de 20 anos de operação global. A tecnologia do dispositivo é resistente e atende aos mais rigorosos padrões de certificação. Incluindo portanto as normas de metrologia e a certificação IEC 61000-4-30. “Essa durabilidade prolongada garante que o investimento realizado pelas distribuidoras de energia seja protegido, evitando assim prejuízos associados à substituição prematura dos dispositivos”, complementa Bertoni.

O medidor ION7400 é capaz de medir com alta precisão uma ampla gama de parâmetros elétricos e dados essenciais para o faturamento, como consumo, demanda e fator de potência, além de aspectos críticos da qualidade da energia, como picos e afundamentos de tensão, distorções harmônicas e desequilíbrios.

Uma das funções mais avançadas do ION7400 é a sua capacidade de detectar fraudes por meio da monitorização contínua de grandezas primárias, como tensão e corrente. O medidor identifica qualquer desvio nesses parâmetros e o comunica imediatamente ao centro de operações, possibilitando dessa forma uma resposta rápida e eficaz.

“A capacidade do ION7400 de oferecer uma visão detalhada e precisa desses parâmetros é essencial para efetuar uma gestão energética eficiente e certificar portanto que a fatura de energia reflita com precisão o consumo real”, afirma Rafael Aguilar, assessor técnico da Metrum. “Todo esse potencial foi resultado da combinação de expertises da Schneider Electric e da Metrum. Com o novo medidor, estamos transformando a maneira como as concessionárias enfrentam as fraudes e perdas não técnicas.”

Precisão de milissegundos

A tecnologia do dispositivo monitora o status de abertura de portas de painel, chaves de aferição e sensores de inclinação, registrando todos os eventos com uma precisão de milissegundos. Esses recursos são indispensáveis para prevenir e identificar perdas não técnicas, protegendo assim a integridade do sistema de medição.

Conforme ressalta Bertoni, os requisitos para a instalação e manutenção dos medidores de energia são rigorosos, e o ION7400 atende a todos eles. Com a homologação pelo INMETRO e conformidade com a norma IEC 61000-4-30, o aparelho supera os padrões estabelecidos. “A vida útil regulatória dos medidores eletrônicos é de 13 anos, conforme estabelecido pela ANEEL, e o ION7400 está projetado justamente para assegurar essa durabilidade”, explica.

Com mais de duas décadas no mercado brasileiro, a tecnologia ION reforça a Schneider Electric como referência em gestão de energia e soluções de medição, agora com o medidor ION7400 na variante Essential, focada nas migrações para o mercado livre.

Para mais informações sobre a tecnologia ION7400, visite o website.

Leia também Como a digitalização capacita e empodera os prosumers na gestão de energia

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias