A indústria brasileira não para. A cada dia, novos produtos e serviços são desenvolvidos e pensados para a evolução do mercado nacional. Mas, se por um lado, o ritmo de produção e do consumo provocam grande exploração de recursos naturais, por outro, hoje já existem opções tecnológicas sustentáveis que oferecem benefícios ao meio ambiente.
Segundo o Relatório de Tendências da Manufatura Digital HP (Digital Manufacturing Trend Report), realizada com executivos do setor industrial de todo o mundo, 99% acreditam que as tecnologias de manufatura digital podem levar ao crescimento econômico; além disso, 89% estão buscando desenvolver seus modelos de negócios baseados no ambiente corporativo global atual.
Além de proporcionar economia e reconhecimento no mercado de atuação, muitas empresas estão apostando em tecnologias sustentáveis para diminuírem ainda mais os atritos ecológicos.
Um exemplo disso é a gestão de energia por meio da tecnologia e do uso de soluções de inteligência artificial. Esse tipo de recurso possibilita um maior controle sobre os gastos de energia e, com isso, consegue melhorar a eficiência de processos operacionais e reduzir o consumo nas áreas em que estão ocorrendo um custo maior.
Com foco na economia de até 95% na conta e redução de consumo de energia, a Ledax, empresa que oferece soluções em economia e energia por meio de iluminação LED, geração de energia fotovoltaica e gestão remota de energia e utilidades para grandes consumidores de energia, como indústrias, supermercados e clientes comerciais em geral, disponibiliza para esse público o Ledax.io, um sistema de gestão de energia e utilidades que pode ser integrado com as soluções já oferecidas pela empresa.
Trata-se de uma solução de IoT (sigla, em inglês, para internet das coisas) para a gestão remota de energia e utilidades, como iluminação, ar-condicionado, câmaras frias e outros equipamentos.
Outra tendência é a substituição dos plásticos convencionais pelos biodegradáveis. Para ajudar com essa missão, a A Biopolix, startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil, desenvolveu uma biorresina para produção de bioplásticos que podem substituir as funções dos plásticos convencionais. Assim, consegue assegurar a redução de poluição e sustentabilidade do meio ambiente em um processo biotecnológico, limpo e escalável para as áreas de saúde e alimentos.
Contudo, hoje em dia, um dos problemas que mais assombra o planeta é a poluição das águas, elemento principal para a sobrevivência do ser humano. Pensando nisso, a PWTech desenvolveu um equipamento de baixo custo, de fácil instalação e portátil que transforma 5 mil litros água contaminada em água potável por dia, removendo 100% dos vírus e bactérias.
Com isso, além de conseguir resolver uma das maiores preocupações da humanidade, leva água potável até mesmo para as regiões mais remotas do País. Por essa razão, a startup foi eleita como destaque do InovAtiva Brasil 2019.2 e agora está em processo de aceleração pelo programa InovAtiva de Impacto.
Essas três iniciativas para gestão energética, redução de poluentes e descontaminação das águas visam propiciar um planeta sustentável e com condições de abrigar vida por mais milhares de anos.