O Grupo Ludfor, líder no mercado livre de energia na Região Sul, entregou certificados a 12 clientes pelo consumo exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis e pela redução na emissão de gases do efeito estufa. Entre as empresas certificadas, estão a Bom Princípio Alimentos, a Girando Sol e a Limppano. Através do uso de energia limpa, a Bom Princípio reduziu assim a emissão de CO2 em 204,6 toneladas. O volume é o equivalente a 5.654 mudas de árvores conservadas por 20 anos.
Já a Girando Sol conseguiu reduzir em 1055,9 toneladas, o que corresponde a preservação de 29.179 mudas. E a Limppano evitou a emissão de 357,1 toneladas de CO2, o equivalente à conservação de 9.870 árvores. A entrega dos certificados foi realizada na 39ª edição da Expoagas, em Porto Alegre.
Fundada em 1995, a Ludfor tem foco na gestão, comercialização e geração de energia elétrica. Especializada no mercado livre de energia, a empresa nasceu como uma gestora. Mas com o tempo, foi incorporando os outros braços de negócios com o objetivo de oferecer assim uma solução completa em energia.
Hoje, o grupo Ludfor se consolidou como líder do mercado livre na Região Sul. E possui 57% de market share apenas no Rio Grande do Sul, e está se expandindo assim para outros estados. A Ludfor atende a cerca de 760 grupos econômicos, que representam portanto 600 MW de energia por mês sob gestão.
O Eco Ludfor, uma das iniciativas do grupo, é um programa de certificação de energia renovável. Ele reconhece clientes da Ludfor Gestora que estão no mercado livre e consomem energia gerada a partir de fontes limpas. Em 2021, os clientes sob gestão da empresa evitaram a emissão de 342,8 mil toneladas de CO2, o que corresponde portanto à conservação de 9 milhões de árvores.
A diretora comercial da Ludfor, Betina Galves Rui, destaca a relevância de aliar a eficácia da operação à sustentabilidade:
“O grupo reconhece a importância de cada uma das fontes de geração de energia. Entendemos que é preciso atender a nossos clientes de forma aproximada e eficiente. Mas, quando conseguimos colocar nossos objetivos em prática de maneira sustentável, é ainda mais gratificante. Por meio dos certificados, mostramos assim às empresas como a utilização de energia limpa, que pode ser hidrelétrica, de biomassa, solar ou eólica, pode ajudar, na prática, a preservar o meio ambiente”, afirmou.
Com sede em Bento Gonçalves, o grupo conta com quatro unidades de negócios: a Ludfor Gestora; a Ludfor Comercializadora; a Origem, para investimentos em geração de energia; e a Operasul, com foco na manutenção e operação de hidrelétricas. No braço de gestão, a Ludfor coordena a migração e a operação elétrica de empresas, assim como a adesão de usinas, ao mercado livre de energia. O mercado livre é um ambiente de negociação direta entre geradores e comercializadores que permite portanto a otimização de até 30% dos gastos em energia elétrica. Uma equipe de mais de 120 especialistas e técnicos acompanha as demandas de empresas de médio e grande porte, analisa tarifas e oferece assim suporte jurídico e contábil.
A Expoagas, evento em que foram entregues os certificados, aconteceu no Centro de Eventos da Federação de Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), um dos clientes atendidos pela Ludfor. Além dos seminários e das palestras, a Expoagas contou também com uma feira de negócios. Durante o evento foram apresentados os serviços do grupo Ludfor em um estande próprio.