A importância dos painéis certificados vem tanto da segurança, confiabilidade e garantia, como da certeza de que o produto atende às principais normas vigentes.
Segundo o especialista Cesar Donato, Business Development Leader – Panel Builder da Schneider Electric Brasil, especialista em transformação digital e gestão de energia e automação, atualmente, o mercado brasileiro tem crescido na demanda e uso de painéis certificados – estima-se que cerca de 60% das vendas sejam de painéis com certificação. Este número, porém, ainda está longe do ideal, uma vez que o uso da Norma é obrigatório e garante a segurança das pessoas e patrimônios. Quando se observa outros países, pode-se ver que ainda há muito a fazer até que o Brasil chegue perto do que já acontece na Europa, onde 95% dos painéis elétricos vendidos são certificados e os 5% restantes são de painéis construídos para demandas muito específicas e não passíveis de certificação.
Donato explica que os grandes consumidores, como hospitais, shopping centers, indústrias de alimentos e bebidas, Data Centers, Telecom, aeroportos, saneamentos, entre outros, já se adequaram às normas vigentes e hoje compram somente painéis certificados e, de preferência, buscam empresas qualificadas que atendam a Norma, assim como também parceiros EcoXpert da Schneider Electric, que são montadores de painéis qualificados com o Selo de Especialização para atender a demanda do mercado com excelência e tecnologia, garantindo a transformação digital.
“Grandes contribuintes sabem do perigo que a rede elétrica pode causar a seus patrimônios e vidas. Um acidente ocasionado por uma falha em um quadro ou painel elétrico pode custar a vida de muitas pessoas”, diz o especialista.
Muitos dos acidentes elétricos não são divulgados por questões jurídicas, pois envolvem empresas, pessoas, marcas. Se forem buscadas nas mídias, poderão ser encontradas diversas ocorrências de incêndio, e uma das principais causas é a falha em quadro/painel elétrico que não atende a todas as certificações, não foi comissionado de forma correta ou que não houve manutenção preventiva ou corretiva com o objetivo de evitar falhas.
Cesar Donato diz que as parcerias da Schneider Electric com montadores de painéis com especialização EcoXpert têm sido fundamentais para acessar o mercado e garantir a transformação. Uma dessas parceiras é a Engerey Painéis Elétricos, localizada em Curitiba (PR), que possui o selo do EcoXpert LV Certified, especialista em Painéis Certificados em conformidade com a IEC 61439-1/2. A parceria tem trazido bons frutos e segurança aos clientes, uma vez que o parceiro faz a montagem de painéis certificados da linha Prisma, atendendo todos os padrões estabelecidos pela Schneider.
A empresa produz a linha de painéis Prisma, conceituada em painel Certificado da Schneider Electric. Fábio Amaral, engenheiro eletricista e sócio da Engerey, diz que a parceria tem mais de 12 anos e que trabalhar com a linha Prisma foi uma decisão estratégica acertada.
“Aqui na Engerey, nós priorizamos a qualidade e a busca por clientes que também entendam isso. Nossa parceria no Prisma acompanha, ainda, as mudanças de legislação, que visam cada vez mais levar os consumidores e fabricantes a ofertarem produtos de qualidade e procedência garantida”, diz Fábio Amaral.
O engenheiro ressalta que entre os benefícios do Painel Prisma está o custo com manutenções, que é reduzido, pois o painel é construído com tecnologia de ponta, além de evitar que possíveis danos atrapalhem o andamento do estabelecimento, garantindo continuidade no serviço e gerando mais segurança.
Cesar Donato ressalta que montadoras como a Engerey, do programa EcoXpert LV Certified, se diferenciam das demais, que vendem qualquer solução não certificada de quadros ou painéis, com o atrativo do menor preço, ou aquele argumento que painel é tudo igual ou, ainda, que o dele é um tipo quase certificado; sem falar dos mistos, com diversos tipos de componentes de vários fornecedores no mesmo painel ou quadro, o que mostra que ele não está em conformidade com a Norma.
De acordo com a empresa, os montadores EcoXpert LV Certified são certificados e capacitados para entregarem soluções com qualidade, segurança e responsabilidade. O montador homologado recebe treinamento e até instrução de como se deve fazer o torque de um parafuso no barramento ou a maneira correta de fazer a instalação dos componentes no painel e, ao final, o check-list, ensaio de rotina que garante que o montador está seguindo as instruções do fabricante.
“Enquanto a ideia do ‘fornecer o mais barato’ ressoar na cabeça dos investidores contratantes, os riscos existirão, pois, por mais econômico que pareça, o barato sai caro quando o que está em jogo é a segurança das pessoas e patrimônios que recebem um painel elétrico não certificado”, ressalta Donato.
Leia também 70% dos painéis elétricos no Brasil não atendem às normas, diz engenheiro