MME publica Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica 2020

MME publica Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica 2020

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, no dia 3 de fevereiro, as três versões da primeira emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE) 2020: Rede Básica e Demais Instalações de Transmissão; Melhorias de Grande Porte e Reforços para Aumento de Vida Útil; e Reforços de Pequeno Porte.

Os documentos consolidam os resultados dos estudos de planejamento da transmissão, definindo equipamentos e instalações necessários ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em cinco anos. Os planos têm caráter determinativo.

Nesta edição do POTEE, são indicadas 29 novas ampliações e 62 reforços aos sistemas de transmissão, que deverão ser implementadas juntamente com um conjunto de 157 ampliações e reforços definidos em ciclos de planejamento anteriores. As melhorias de grande porte, reforços para aumento de vida útil e reforços de pequeno porte totalizam outras 898 indicações nesta edição.

O Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica é elaborado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do MME, tendo como base estudos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Portaria n° 215, de 11 de maio de 2020, que estabeleceu as diretrizes para a elaboração do POTEE do MME, delegou ao ONS a emissão do POTEE. Como o ciclo 2020 do Plano de Outorgas já estava em elaboração quando a norma foi emitida, o ONS somente será responsável pela publicação do próximo ciclo.

Para acessar o POTEE 2020, clique aqui.

Leia mais o setor de transmissão

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias