A Stellantis acaba de renovar por mais três anos o contrato das Ecovagas, uma parceria entre a Estapar, maior rede de estacionamentos do país, e a Enel X Way, linha de negócios do Grupo Enel dedicada à mobilidade elétrica, que inclui a extensão do acordo e a ampliação do número de vagas com pontos de recargas para veículos híbridos plug-in e elétricos no Brasil.
A previsão é que, até o fim do ano, cerca de 500 vagas com estações de recargas estejam dessa forma disponíveis nas mais diversas cidades brasileiras. O objetivo é investir na expansão gradativa para mil pontos a partir de 2023.
Atualmente, os clientes Stellantis têm acesso a mais de 200 pontos de recarga instalados em 29 cidades, em 13 estados brasileiros. Esta é a primeira rede de recarga semipública para veículos híbridos plug-in e elétricos do país. A localização de cada ponto de recarga está disponível para consulta nos sites de veículos elétricos e híbridos plug-in da Stellantis (Fiat, Peugeot e Jeep).
“A ampliação das Ecovagas chega em um momento importante. Ela dará suporte aos mais recentes lançamentos de veículos híbridos plug-in e elétricos de passeio da Stellantis. Atualmente, estão à venda no Brasil o Fiat 500e, o Peugeot e-208 GT, além do novo Jeep Compass 4xe híbrido plug-in. A previsão é que até 2025, a Stellantis tenha portanto mais sete elétricos e híbridos comercializados no país”, destaca Breno Kamei, Diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis e da Marca Ram para a América do Sul.
Os proprietários de veículos elétricos e híbridos plug-in da Stellantis podem estacionar nas vagas designadas pela parceira pagando apenas a taxa relativa ao estacionamento. Sem, portanto, nenhum custo adicional pela utilização do serviço de recarga. Esse benefício também se estende aos novos pontos de recarga implantados. Eles estarão potencialmente disponíveis até o final de 2023 e se localizarão em pontos estratégicos. Locais como restaurantes, rodovias, condomínios, centros empresariais, aeroportos, estádios e hospitais, além dos estacionamentos da Estapar. As vagas da Ecovagas contam com equipamentos com a tecnologia da Enel X Way, capazes de carregar 80% da bateria de um veículo elétrico em três horas.
“Estamos dessa forma oferecendo aos nossos clientes e parceiros a conveniência com o que há de mais moderno e inovador dentro do setor. A recarga dos veículos elétricos já é uma quebra de paradigma”, afirma André Iasi, CEO da Estapar.
“A ampliação desta parceria se insere portanto no contexto de uma demanda crescente por carros elétricos no país. E está alinhada ao nosso foco, que é desenvolver soluções para infraestrutura de recarga com inteligência e conectividade”, afirma o responsável pela Enel X Way Brasil, Paulo Roberto Maisonnave.
As novas vagas serão disponibilizadas aos clientes Stellantis (Fiat, Peugeot e Jeep) ao longo dos próximos meses. Elas estarão à disposição a medida em que forem concluídas. Não há previsão de término desta parceria e novos acordos e associações já estão mapeadas e em desenvolvimento pelo time da unidade de negócio de e-Mobility da Stellantis presente no Brasil. A perspectiva é aumentar e fomentar assim a oferta de pontos de recarga disponíveis no país, com benefícios especiais aos clientes do grupo, em áreas já consideradas no dia a dia do cliente.
Considerando que o foco no cliente representa um dos valores centrais da estratégia da Stellantis, esta parceria representa assim o compromisso da empresa em oferecer um conjunto completo de serviços competitivos a todos os seus clientes que optam pelo elétrico. O plano estratégico de longo prazo “Dare Forward 2030” está em plena execução. A ambiciosa meta de descarbonização em 2038 será alcançada portanto graças a acordos de cooperação como este.
Eletrificação e e-Mobility
Ao mesmo tempo em que amplia sua oferta de modelos elétricos e híbridos, a Stellantis impulsiona o ecossistema de mobilidade elétrica. O objetivo é dar suporte assim aos usuários dos novos veículos, através do departamento de e-Mobility. Ele reúne soluções globais e nacionais voltadas para a mobilidade elétrica e sustentável. A iniciativa tem integração global e a missão de desenvolver e fomentar novas soluções de mobilidade alinhadas à eletrificação e sustentabilidade, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para a utilização da propulsão elétrica. O e-Mobility busca, por meio de ações e parcerias soluções integradas, assegurar a melhor experiência ao consumidor. E simplificar a vida do cliente que escolhe ter um veículo elétrico.
Para a Stellantis, a eletrificação é uma iniciativa importante no desenvolvimento da mobilidade sustentável e na busca de maior eficiência energética. As estratégias do grupo estão portanto alinhadas ao desenvolvimento de soluções em produtos e serviços em eletrificação, eficiência energética, redução de emissões, direção autônoma, carros mais tecnológicos e conectados com plataformas de conteúdos e e-commerce.
Atualmente, a empresa conta com seis veículos elétricos e híbridos no Brasil. São eles: Fiat 500e, Peugeot e-208 GT, Jeep Compass 4xe híbrido plug-in, além dos veículos comerciais: Citroën ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e Fiat e-Scudo. Até 2030, a empresa projeta ter até 20% do mix de vendas em tecnologias eletrificadas no Brasil e na América do Sul.