O Inova Cemig.Lab, o maior programa de projetos de inovação aberta do Brasil, encerra o seu primeiro ciclo com um importante resultado: 13 startups assinarão contrato e receberão, cada uma delas, apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para o desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis para os desafios propostos pela companhia que, posteriormente, vão beneficiar seus clientes em todo estado.
Lançado em março de 2024, o processo de seleção de startups para o ciclo 1 ocorreu por meio de um edital internacional que atraiu mais de 250 propostas provenientes de 17 estados brasileiros e 10 países de todos os continentes. Minas Gerais destacou-se com 48 startups selecionadas. Nesta edição, foram propostos temas estratégicos que vão desde a digitalização do setor elétrico até o uso de hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável.
O programa de projetos de inovação realizou cinco etapas e selecionou assim as seguintes startups: ESG Now, Gedanken, GoEpik, H3aven, 4VANTS, NoLeak, E-Fluxus, Loomi, Energia Soluções Digitais, PowerOfData, Trivo, Thingable e Pix Force.
Sucesso do programa
O êxito do Inova Cemig.Lab potencializa o papel da companhia como agente transformadora no setor elétrico, como avalia o gerente de inovação aberta, Felipe Cardoso dos Reis. “O fechamento do primeiro ciclo simboliza dessa forma o impacto positivo do Inova Cemig.Lab para todo o setor elétrico e o ecossistema de startups. Estamos liderando a modernização de processos, impulsionando a adoção de tecnologias emergentes e fomentando portanto o desenvolvimento sustentável e tecnológico em Minas Gerais e no Brasil”.
O ciclo 2 já está em andamento e conta com 15 desafios voltados para áreas de comercialização, geração distribuída, compliance, distribuição, transmissão, gestão de fornecedores, recuperação de receitas e agro. A companhia também já trabalha no ciclo 3, que também contará com 15 novos desafios. “As expectativas para os próximos ciclos são altas, com novas oportunidades para empreendedores dispostos a revolucionar o setor por meio da criatividade e da tecnologia”, destaca o gerente.