A BYD, empresa global em energia limpa, registra crescimento de 100% na produção de módulos fotovoltaicos em sua fábrica instalada em Campinas, no interior de São Paulo. Com demanda aquecida, a empresa registrou um crescimento de mais de 40% na comercialização dos módulos no segundo semestre de 2020 quando comparada ao mesmo período de 2019.
A indústria de energia solar do Brasil tem vivido um momento muito valioso. Mesmo com pandemia, a demanda se mantém aquecida e a GD (geração distribuída) de energia solar atingiu 4GW de potência instalada no dia 13 de novembro, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao total, são mais 411 mil UCs (Unidades consumidoras), 330 mil usinas fotovoltaicas instaladas em mais de 5 mil cidades brasileiras.
De acordo com o Departamento de Vendas da BYD Energy Brasil, o segundo semestre de 2020 tem sido bastante próspero para a fábrica. “Além do crescimento de 100% da produção ainda neste semestre, já no início de 2021, existe uma perspectiva de um crescimento muito maior a partir da prospecção de novos clientes para o ano seguinte” explica Marcelo Taborda, gerente comercial da BYD Energy do Brasil.
O cenário de crescimento seguirá em ritmo acelerado para o próximo ano, com propensão positiva, assim como foi o segundo semestre de 2020. O Brasil está despontando como uma liderança no setor e pode se tornar um dos três maiores mercados de geração distribuída com energia solar do mundo.
“O segundo semestre deste ano tem sido muito importante para a BYD Energy do Brasil. Além da crescente demanda do mercado, a mudança na estratégia comercial resultou em um aumento nos índices de vendas dos produtos nacionais produzidos na fábrica de Campinas (SP)”, explica o gerente comercial.
“Além disso, os altos investimentos em P&D e Desenvolvimento de Laboratórios realizados pela BYD no Brasil, que ultrapassam os R$30 milhões, colocaram a empresa como a principal marca quando o assunto é qualidade e confiabilidade. Visando o crescimento do mercado previsto para 2021, a BYD já desenvolveu um planejamento para aumento significativo em sua capacidade produtiva para atender a demanda de novos clientes”, garante Taborda.