A fábrica de painéis solares da Trina Solar na cidade de Yiwu, na China, recebeu com um Certificado de Carbono Zero. A unidade tornou-se dessa forma a primeira planta industrial de equipamentos fotovoltaicos a contar com um Certificado de Carbono Zero. Realizado em 2022, o processo de avaliação foi conduzido pela Titanium Testing and Certification Group – TIGroup (www.titcgroup.com). A análise foi feita pela empresa independente, especializada em inspeções e testes com foco em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.
Foram analisados diversos indicadores. Desde requisitos básicos de gerenciamento e infraestrutura até sistemas de informações inteligentes e de gestão de energia. Os controles de emissões de carbono e medidas para reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) também foram supervisionados.
A nota obtida pela fábrica da Trina em Yiwu foi de 79,68 pontos, muito próxima do teto, que é de 80 pontos. Pesaram positivamente nesse sentido as emissões de carbono por unidade de produção em 2022, que caíram 21,77% em relação ao ano anterior. No mesmo período de comparação, o consumo de energia por unidade de produto foi reduzido em 9,51%. O Certificado de Fábrica Carbono Zero foi validado tanto pela Associação de Conservação de Energia da China assim como pelo escritório em Xangai da Administração Nacional de Certificação e Acreditação.
A fábrica em Yiwu é a principal instalação para produção de painéis solares da série Vertex S. O produto foi desenvolvido para aplicação em telhados residenciais, comerciais e industriais. Graças às inovações tecnológicas que foram implementadas, os painéis da linha Vertex S asseguram assim maior eficiência energética e vida útil mais longa.
“Essa certificação demonstra o forte compromisso da Trina Solar com o desenvolvimento sustentável e práticas de carbono zero em tecnologia, produtos e gerenciamento de processos. Continuaremos com a fabricação sustentável enquanto descobrimos maneiras inovadoras de melhorar ainda mais nosso produtos. Aprimoramos constatemente todo o ecossistema da companhia para reduzir as emissões para proteger assim nosso meio ambiente e melhorar as comunidades em todo o mundo”, comentou Helena Li, presidente do grupo de negócios de produtos solares globais da Trina Solar.
Em 2022, a Trina Solar também foi reconhecida por emissões de baixo carbono no processo de fabricação de sua linha completa de módulos Vertex de 210 mm. Os módulos receberam certificado de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) da TÜV Rhineland na Alemanha, tornando-se os primeiros módulos de 210 mm do setor a obter tal feito.