A energia solar está ganhando destaque no Brasil por seus benefícios econômicos e ambientais. Estudo da Amperi revela que o retorno do investimento em energia solar acontece em cerca de cinco anos, proporcionando mais de 25 anos de economia.
Nesse mesmo sentido, a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontou que os equipamentos podem reduzir a conta de luz de 50% a 95%. Isso fez com que o uso da energia solar aumentasse significativamente nos últimos anos.
Em 2024, por exemplo, o Brasil já alcançou 41 gigawatts (GW) de potência instalada em fonte fotovoltaica. O total representa 18% da potência operacional do país, atrás apenas da geração hídrica. E desde 2012, o setor movimentou mais de R$ 195 bilhões em investimentos, gerando 1,2 milhões de empregos e trazendo R$ 61,3 bilhões aos cofres públicos.
A energia solar contribui significativamente para a preservação ambiental. Mais de 47,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono foram evitadas, ajudando a reduzir a poluição e o efeito estufa. A geração de energia solar se dá por meio de módulos fotovoltaicos que captam a luz solar e a transformam em eletricidade.
Como a energia solar funciona?
Os chamados módulos fotovoltaicos captam a luz solar e, através do efeito fotovoltaico, gera a eletricidade. Podemos utilizar a energia diretamente ou armazená-la, e para máxima eficiência, devemos posicionar as placas solares de modo a receber toda a incidência solar possível.
Quando há excedente de energia gerada, ela pode ser transferida para a rede distribuidora, gerando créditos solares que podem ser usados em até 60 meses. Um relógio de luz específico para sistemas fotovoltaicos mede a energia gerada e consumida.
O que muitas pessoas também não sabem sobre a energia solar é que podem abater os créditos gerados do Imposto de Renda. Além disso, diversos bancos oferecem linhas de crédito com condições especiais para a instalação de sistemas fotovoltaicos, facilitando o acesso para residências e empresas.
Isso porque a médio e longo prazo, o investimento em energia solar se revela promissor, pois se paga devido à economia nas contas de luz. Isso o torna vantajoso para o banco investir em algo que terá retorno. Vale dizer que para garantir todos os benefícios que essa tecnologia oferece é necessário realizar o comissionamento de energia solar, verificar e validar o sistema fotovoltaico.
Com tudo isso, o investimento em energia solar se revela uma alternativa viável e econômica que traz benefícios tanto para o bolso quanto para o planeta. E não é à toa que há uma crescente adesão dela no Brasil, algo que indica um futuro mais sustentável e financeiramente vantajoso para todos.