O número de consumidores abastecidos por energia solar no Brasil dobrou nos últimos 12 meses. O índice saltou de 511 mil estabelecimentos, entre residências e empresas, em março do ano passado, para 1,1 milhão neste mês. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
De acordo o mapeamento, a geração própria de energia solar possui atualmente 9 gigawatts (GW) de potência instalada. São mais de R$ 48 bilhões de investimentos acumulados. Em março do ano passado, eram 4,9 GW e cerca de R$ 24 bilhões em investimentos acumulados.Um aumento portanto de 100%.
O crescimento da energia solar no País tem, assim, impulsionado os negócios de toda a cadeia produtiva do setor. No caso da Elgin, a empresa fechou o ano de 2021 com incremento de 200% na comercialização de kits de energia solar em comparação com o exercício anterior.
O aumento do número de consumidores se deve à ampliação de pedidos de empresas integradoras que atuam em projetos e instalação de sistemas de energia solar em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais no País, impulsionado sobretudo pela crise hídrica e reajustes tarifários recorrentes na conta de energia.
Outro fator preponderante, foi o lançamento da plataforma própria de e-commerce, focada na comercialização de kits de energia solar para integradores parceiros. Isso facilitou o processo de compra, dando assim maior agilidade no processo logístico.
Em 2021, os geradores residenciais lideraram os pedidos na Elgin, com 80% de participação, seguidos pelos geradores comerciais (15%) e industriais (5%).
A Elgin possui equipamentos instalados em todo território nacional e equipe comercial em todas as regiões do Brasil. “Por sermos fabricantes e distribuidores de equipamentos, conseguimos dessa forma atender os clientes de ponta a ponta. Nossa projeção é que a divisão de energia solar se torne a mais representativa de todo o grupo até 2024”, comenta Glauco Santos, diretor da divisão solar da Elgin.