De pilhas de boletos vencidos a pagar – inclusive os das contas de energia elétrica da empresa e da casa onde moravam – à referência nacional na geração de energia solar fotovoltaica, com capacidade para iluminar quase 50 mil famílias em 2022. Essa é a história do casal de empresários Náchila Santos e Anderson Oliveira. Eles são sócios-fundadores da EcoPower, em Barretos, cidade do Interior de São Paulo, a 425 Km da Capital.
Eles começaram a empreender em 2013, em uma sala comercial de 57 metros quadrados e com apenas três colaboradores e um carro. Naquela época, a marca recém-criada oferecia soluções para instalações elétricas mais econômicas, além de vender materiais, como lâmpadas e acessórios de automação.
“Passamos muitas dificuldades no início. Os clientes compravam e não pagavam. Tivemos a energia cortada várias vezes e chegamos assim a perder nosso carro e nossa casa. Mas sempre tivemos muita fé em Deus e em Nossa Senhora de que tudo ia melhorar”, lembra Náchila.
E melhorou. Com o passar dos anos, o negócio migrou para o ramo de energia solar fotovoltaica e se tornou assim uma franquia de sucesso.
Hoje, a EcoPower está instalada em uma sede de 23 mil metros quadrados, tem cerca de 1 mil colaboradores diretos e indiretos e uma frota de 150 veículos próprios. Além disso, possui 265 unidades espalhadas pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e pretende chegar a 400 franquias até dezembro.
“Fomos um dos pioneiros no setor e acompanhamos dessa forma ano a ano o crescimento na procura do público pelas fontes renováveis. Especialmente pelas usinas de microgeração (até 75 KW)”, diz Anderson.
Somente de janeiro a julho de 2022, a EcoPower instalou sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias, órgãos públicos e propriedades rurais com capacidade de produzir aproximadamente 76 mil kWp (quilowatts-pico). A meta para este ano é alcançar 120 mil kWp.
No universo da energia solar, o kWp significa o máximo de energia produzida em condições ideais. Considerando-se uma família de duas pessoas, com consumo médio mensal de até 300 KWh (quilowatts-hora), esses 120 mil KWp seriam suficientes para abastecer 49.131 casas por mês – ou seja, cerca de 80% da população de uma cidade como Barretos.
“As vendas deste ano já superaram as do ano passado, tanto em produtos quanto em franquias, e acreditamos que a tendência é portanto continuarmos expandindo. A energia solar já é a terceira maior na matriz energética nacional, atrás portanto somente da geração hídrica e da eólica”, destaca Anderson.
Para continuar o processo de expansão, a EcoPower também está apostando em novos negócios. Em agosto, foi lançada a EcoPower Store, uma loja conceito, com itens de vestuário e acessórios personalizados em um estande exclusivo na 65ª Festa do Peão de Barretos, evento em que a EcoPower é patrocinadora master há quatro anos.