EDP desenvolverá sua primeira usina solar de larga escala

EDP desenvolverá sua primeira usina solar de larga escala

A EDP investirá no desenvolvimento de sua primeira usina solar de larga escala em parceria com a EDP Renováveis. O empreendimento, chamado de Monte Verde Solar, terá capacidade instalada de 209MWac. Ele ficará localizado no estado do Rio Grande do Norte, nas cidades de Pedro Avelino, Lajes e Jandaíra.

Ambas as empresas, controladas pelo grupo EDP, terão participação igualitária no negócio. O empreendimento já está outorgado, com garantia de conexão ao sistema de transmissão, e portanto possui PPA (power purchase agreement) de 15 anos com a EDP Comercializadora, que por sua vez já alocou esta energia em contratos com a mesma duração. A previsão é de que a usina solar entre em operação em 2024.

“Com o investimento neste projeto, avançamos assim em nossa meta, anunciada no Plano Estratégico 2021-2025, de elevar o tamanho de nosso parque solar no Brasil em mais de 25 vezes em relação a 2020. É um passo importante em nossa proposta de substituir a geração hídrica por solar, mitigando dessa forma o efeito do risco hidrológico em nosso portfólio”, afirma João Marques da Cruz, CEO da EDP Brasil.

“Trata-se de um empreendimento que cria valor para a companhia e seus acionistas ao mesmo tempo. Ele reforça nosso propósito de liderar a transição energética, agindo hoje para construir assim um amanhã mais sustentável”, acrescenta.

Investimento em energia solar

A geração solar está entre os eixos estratégicos para o crescimento da EDP no Brasil até 2025. A companhia pretende atingir a marca de 1GWp em capacidade instalada nessa modalidade. Com o anúncio do projeto Monte Verde Solar, o portfólio da EDP neste segmento chega a cerca de 310MWp.

De acordo com a Absolar, em 2021, o Brasil ultrapassou a marca de 10,8 gigawatts (GW) de potência instalada na fonte solar fotovoltaica, sendo 3,8GW em geração centralizada e pouco mais de 7GW na geração distribuída.

Desde 2012, já foram investidos mais de R$56,4 bilhões no segmento, que gerou 325 mil empregos e arrecadação de R$15,1 bilhões em tributos. De lá para cá a utilização da energia solar evitou a emissão de mais de 12,4 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Leia também Maior usina solar de São Paulo inicia operação

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias