A Scaleup Biosolvit marca presença no OTC Houston 2024 (Offshore Technology Conference), o maior e mais importante evento do setor de energia offshore do mundo. Durante o evento, que acontece no Reliant Center, no Texas (EUA), a Biotech fará demonstrações dos produtos que compõem a Linha Ecofast Response. A empresa está representada no pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil.
De acordo com o cofundador da Biosolvit, Wagner Martins, toda a produção Ecofast tem como matéria-prima fibras e resíduos orgânicos das lavouras brasileiras. “A linha de produtos é composta por barreiras, cordões e travesseiros de absorção. Eles atuam com maior agilidade, já que agem duas vezes mais rápido. E são os únicos a permitir o reaproveitamento de até 95% dos resíduos oleosos absorvidos. Em superfícies lisas, têm a capacidade de realizar a limpeza a seco. Toda a linha é certificada pelo Instituto Cedre da França como a mais eficiente do mundo para a remediação de acidentes com petróleo e derivados”, destaca.
Ainda segundo Martins, a projeção é de que a OTC potencialize dessa forma as operações comerciais em escala mundial, além de agregar e difundir hábitos sustentáveis à população. “Queremos estabelecer parcerias econômicas e sociais que possam ajudar assim a preservar o mundo. Para se ter ideia, em 2023, nossos produtos absorveram a marca de 1,8 milhão de litros de óleo. Isso aconteceu em incidentes envolvendo vazamentos on e offshore”, explica.
O impacto dos vazamentos de petróleo nos oceanos é um tema de crescente preocupação global. Estudos divulgados pela Revista Científica Science revelam que, entre 2014 e 2019, as manchas de óleo nos oceanos alcançaram uma área alarmante de 1,5 milhão de quilômetros quadrados. Isso evidencia uma crise ambiental de proporções significativas. Essa extensão maciça de poluição marítima tem suas raízes nas atividades humanas, ressaltando assim a urgência de soluções eficazes para a remediação desses danos ambientais.
Nesse contexto, o quantitativo impressionante quase dois milhões de litros de óleo absorvidos pela Scaleup Biosolvit em incidentes on e offshore, conforme destacado por Martins, assume um papel crucial na mitigação desses impactos ambientais e na busca por práticas mais sustentáveis na indústria.