Nomeado novo Comitê Internacional da International Dark-Sky Association (IDA)

Nomeado novo Comitê Internacional da International Dark-Sky Association (IDA)

Em 2003, uma estudante americana do ensino médio, chamada Jennifer Barlow, fundou um movimento, com a intenção de que as pessoas vissem o céu noturno em toda a sua glória, sem excesso de luz e como os ancestrais o viam há centenas de anos. Isso culminou em um evento anual, chamado “Semana Internacional do Céu Escuro”, uma oportunidade para que todos celebrem a beleza de uma noite naturalmente escura. Crescendo em popularidade e força globalmente, a International Dark Sky Week (IDA) aconteceu este ano, de 5 a 12 de abril.

Ao marcar esta celebração mundial, a International Dark-Sky Association (IDA) anunciou a formação de um novo comitê que representa os pontos de vista dos defensores do céu escuro em todo o mundo: o Comitê Internacional.

Como uma organização global, o objetivo da IDA é proteger e conservar o céu noturno por todo o mundo. Com a inclusão de representantes de seis continentes, em muitos fusos horários e idiomas, o Comitê Internacional se reportará diretamente à Diretoria da IDA como uma única voz para atender à comunidade global, a fim  de defender o céu escuro noturno e como o IDA pode melhor atender às suas necessidades.

Para que o Comitê Internacional comece a cumprir essa função, o link de uma pesquisa sobre poluição luminosa foi preparado para reunir ideias sobre os apoios necessários ao IDA. O preenchimento do formulário leva apenas alguns minutos e ajudará a construir uma imagem atual da atividade e do perfil dos defensores do céu escuro internacionalmente.

A vice-presidente da IDA, Kellie Pendoley, deu as boas-vindas a este novo Comitê. “Este é o primeiro Comitê Internacional da IDA nomeado e composto por representantes de mais de uma dúzia de países, em seis continentes, com um alcance verdadeiramente global”.

Ruskin Hartley, diretor executivo da IDA, declarou: “Um comitê de trabalho desse tipo é especialmente importante à medida que nos envolvemos em eventos como a International Dark Sky Week (5 a 12 de abril), concretizando nossa visão de representar uma organização que é verdadeiramente ‘Under One Sky’ com nossos membros”.

Os membros do novo Comitê Internacional, listados abaixo, são representantes proeminentes da IDA, com redes de longo alcance em suas próprias regiões e trabalharão para garantir que as necessidades da comunidade global do céu escuro sejam representadas neste quadro.

Os membros inaugurais do Comitê Internacional incluem:

Vice-presidente: Kellie Pendoley (Austrália) – kellie.pendoley@penv.com.au

Vice-presidente: Alejandro Sanchez  (Espanha) – pmisson@gmail.com

Secretária: Marnie Ogg  (Austrália) – marnie@darkskytraveller.com.au

Silvia Carneiro (Brasil) – silvicarneiro@terra.com.br

Remi Boucher (Canadá) – boucher.remi@sepaq.com

Exodus SIT (Hong Kong) – sitexodus@gmail.com

Samyukta Manikumar (Kenya) – samyukta.mn@gmail.com

Nobuaki Ochi (Japão) – ochi@idatokyo.org

Ricardo J. Tohmé (Argentina) – ricardo@cielosustentable.org

Paulina Villalobos (Chile) – villalobos@diav.cl

Mohamed Aboushelib (Egito) – m.f.aboushelib@nriag.sci.eg

Axiou Lin (Taiwan) – axiou67@gmail.com

Georgia MacMillan (Irlanda) – mayodarksky@gmail.com

A pesquisa está disponível neste link, em diferentes idiomas ao final da apresentação do Comitê: https://www.darksky.org/new-international-committee-of-the-ida-appointed/

Para ajudar a construir uma imagem global das necessidades dos defensores da IDA, basta dedicar alguns minutos para preencher e retornar esta pesquisa. Para mais informações, entre em contato com o representante mais próximo (detalhes de contato acima). Para obter mais informações sobre a International Dark-Sky Association, visite o site: https://www.darksky.org/

Leia também Luz à noite: a importância da iluminação de qualidade e a sua preservação noturna

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias