Ambientes antes destinados a prática de esportes, como quadras poliesportivas e estádios de futebol, hoje são espaços multifuncionais. Neles a experiência de entretenimento tem sido, ao longo dos anos, cada vez mais importante. Assim, vivências únicas e imersivas agora são oferecidas ao público, tais como: grandes shows, festivais, gastronomia e eventos. Situações em que a iluminação pode atuar como fator enriquecedor no envolvimento do público tornando dessa forma cada momento inesquecível.
A iluminação hoje faz muito mais do que só iluminar as áreas internas e externas de Arenas ou quadras. Ela também auxilia na segurança do local, traz eficácia energética e mais qualidade dos esportes praticados. E ainda pode criar experiências imersivas de luzes, ritmos e cores.
Esta transformação da experiência do público em arenas, quadras e espaços poliesportivos, que já vem ocorrendo nos maiores estádios do mundo, tem o intuito de tornar cada partida um espetáculo único e imersivo. Estádios como Bayern de Munique, Juventus na Itália, Estádio Azteca no México, Allianz Parque e Neo Química Arena, no Brasil, entre outros, já utilizam essa nova tecnologia para promover seus eventos.
Como parte do espetáculo, a iluminação trouxe maior atratividade ao público. Isso trouxe um novo público que não necessariamente é composto por fãs de uma determinada equipe, mas que se sentem atraídas por toda a experiência que o evento pode proporcionar. A maior eficácia da iluminação também fortalece a exposição das marcas. Ao somar tudo isso é possível chegar à conclusão de que o investimento em tecnologia e controles de iluminação são portanto imprescindíveis para projetos arquitetônicos atuais neste segmento.
Experiência através da iluminação
A iluminação vai muito além de apenas iluminar os espaços. Com produtos LED conectados à plataforma de IoT, é possível controlar a sistemas em tempo real via software. Isso torna assim a iluminação inteligente, gerando dados dos ambientes para monitoramento on-line. É possível, a partir disso, implementar diferentes cenas e efeitos, integração às programações de som e música, ou qualquer outra automação que se deseje.
Além de enriquecer o entretenimento, um bom projeto de iluminação tem entre seus maiores benefícios o potencial de redução de custos de energia a curto e médio prazo. Somente ao trocar a tecnologia convencional para LED, os gastos com energia elétrica já reduzem aproximadamente 50%. Utilizando o sistema de gestão inteligentes, aliados aos projetores LED, a redução total de custos pode chegar a 70%.
A implementação de projetores LED de última geração gera menor custo de instalação e manutenção. Isso porque, além do consumo de energia ser menor, o fluxo luminoso costuma ser bem maior. Fazendo portanto que a demanda de luminárias instaladas seja menor, consequentemente diminuindo este custo. E a gestão por sistemas IoT possibilita, em vários casos, acompanhar a vida útil das luminárias. Além de mapear a necessidade de manutenção identificando assim mais facilmente os produtos que requerem reparo, e inclusive antecipar eventuais problemas.
Vale pontuar que, além de todos os ganhos financeiros, existe toda uma questão de bem-estar e conforto aos olhos dos jogadores e da torcida. Sem contar a excelente uniformidade de luz horizontal e vertical sem efeitos de cintilação, gerando assim maior qualidade às transmissões televisivas em HD e de imagens em super câmera lenta.
Gerando novas fontes de receita para a arena
Parte dessa demanda por modernização das quadras e arenas está exatamente no movimento do esporte como entretenimento, que tem transformado o uso das arenas esportivas no mundo para além das partidas.
Hoje o céu é o limite para a capitalização que uma arena tecnológica pode proporcionar além do esporte. As funcionalidades do projeto de iluminação além potencializarem a qualidade dos jogos e treinos, criam experiências imersivas que estendem portanto a permanência do torcedor dentro dos espaços esportivos.
Show de luzes dentro de uma arena se tornou um ótimo negócio do ponto de vista financeiro. Dois dos mais importantes estádios do Brasil seguem a tendência mundial de espetacularização de seu espaço. Ambos adotaram a gestão inteligente da iluminação da arena como parte de seu calendário de atrações.
A efetividade de projetos como esses depende inteiramente da forma como são projetados e executados, desde a qualidade dos produtos e expertise dos parceiros escolhidos. Ter um projeto luminotécnico moderno, que cubra as necessidades e exigências impostas, e que esteja pronto para trazer o futuro para o agora, é o primeiro passo portanto para o sucesso.