Energia renovável como parceira do mercado de data centers

Energia renovável como parceira do mercado de data centers

A Casa dos Ventos, uma das protagonistas da transição energética brasileira, participou do DcD Connect São Paulo, nos dias 5 e 6 de novembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. João Caldas, diretor de Inovação, ministrou a palestra “Energia renovável como aliada do futuro do mercado de data centers”, no segundo dia do evento.

Segundo o executivo, com a crescente demanda por infraestrutura de dados, o segmento de data centers está em expansão, mas um dos desafios que se impõe são as metas de descarbonização, acompanhando uma tendência mundial de sustentabilidade. “A utilização de energia renovável pode ser uma das principais estratégias, visto que a disponibilidade de conexão elétrica com baixa emissão e alta confiabilidade está restrita no mundo, e o Brasil está preparado para absorver essa demanda no curto prazo”, conta Caldas.

A palestra também abordou as soluções customizadas que a Casa dos Ventos oferece para data centers. A empresa desenvolve modelos de negócio customizados para atender ao consumo elétrico do equipamento, incluindo operações recorrentes no mercado livre e operações estruturadas com rampas e opções de compra e venda de energia. “A empresa ainda pode apoiar na identificação de locais com disponibilidade de energia para conexão dos novos projetos de data centers dos seus clientes, e eventual apoio no desenvolvimento fundiário e ambiental, dando portanto suporte na diligência e licenciamentos.”

A Casa dos Ventos

Referência em energia renovável e protagonista na transição energética do Brasil, com quase duas décadas de atuação, a Casa dos Ventos tem conhecimento em todos os elos da cadeia do setor e trabalha para que seus clientes tenham redução de custos e atinjam assim suas metas de emissão de forma eficiente e sustentável.

Para avançar em nossa posição de relevância no setor, possuí, conjuntamente com empresas do grupo, o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade. A Casa dos Ventos acelerou seu crescimento por meio da joint venture com a TotalEnergies, uma das maiores empresas de energia do mundo, e se tornou o veículo exclusivo de renováveis da multinacional no país.

Signatária do Pacto Global da ONU, trabalha de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às melhores práticas de ESG; preservando os biomas locais e desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que está presente, de modo a contribuir para impulsionar o Brasil rumo a uma economia de baixo carbono.

Leia também Data centers atualizam proteção de energia para atender às demandas de inteligência artificial

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias