Aprovado novo método para avaliação do desempenho energético de edificações

Aprovado novo método para avaliação do desempenho energético de edificações

Foi publicada no dia 09/03, a Instrução Normativa Inmetro para a classificação de eficiência energética de edificações comerciais, de serviços e públicas (INI-C). A medida aperfeiçoa os requisitos técnicos da qualidade para o nível de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos (RTQ-C) do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica).

Este é o primeiro documento publicado do novo método do PBE Edifica. Também serão publicados a INI-R (para edificações residenciais) e o RAC, que traz os requisitos de avaliação da conformidade do PBE Edifica.

A INI-C é um marco na política de eficiência energética de edificações, pois traz diversos aperfeiçoamentos ao método vigente e possibilita desdobramentos como a certificação NZEB (da sigla em inglês Near Zero Energy Buildings), por exemplo.

O GT-Edificações, grupo técnico para promoção de medidas de eficiência energética no Brasil, instituído no âmbito do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE), apoiou a elaboração do novo regramento.

Para os próximos anos, estão planejadas atividades para ampliar a utilização da etiquetagem como instrumento para aumentar a eficiência e melhorar o desempenho energético.

Acesse a Portaria Nº 42, de 24 de fevereiro de 2021.

Leia também Eficiência energética: startup lança solução de monitoramento inteligente da energia

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias