A ABB Robótica lançou o Serviço de Eficiência Energética, que oferece aos fabricantes um pacote de consultoria, análise e ferramentas para aumentar a eficiência energética de seus robôs. O serviço permite até 30% de economia de energia1, abordando os altos custos de energia que prejudicam a competitividade de 58% dos fabricantes globais pesquisados, de acordo com um relatório recente do Movimento de Eficiência Energética.
“A redução do consumo de energia é uma prioridade para os fabricantes, com mais de 93% dos entrevistados afirmando que investirão em melhorias de eficiência energética nos próximos três anos para reduzir assim os custos e demonstrar o progresso em direção a operações mais sustentáveis”, disse Michael Hose, diretor administrativo da linha de negócios de atendimento ao cliente da ABB Robótica. “Nosso novo serviço identificará maneiras de atingir esses objetivos, otimizando a eficiência energética dos robôs, incluindo o ajuste fino do desempenho e o uso das mais recentes tecnologias de robôs.”
A aferição da eficiência energética dos robôs industriais tem sido tradicionalmente uma tarefa complexa, que envolve a medição de vários componentes elétricos. Também tem sido difícil avaliar o impacto de fatores como configuração ineficiente, dimensionamento de componentes, sobrecarga e mudanças de aplicação que podem causar alterações no desempenho original de um robô.
O Serviço de Eficiência Energética da ABB Robótica abordará esses desafios combinando os 50 anos de experiência em robótica industrial da ABB com um conjunto de ferramentas de medição de energia, fornecendo dessa forma uma maneira fácil de avaliar e otimizar a eficiência energética do robô.
O conjunto apresenta três ferramentas principais – Otimização de Energia em Standby, Otimização de Programas e Monitoramento e Benchmarking de Energia.
A Otimização de Energia em Standby é uma ferramenta de medição externa que os clientes podem usar para avaliar o consumo real de energia de seu robô e controlador. Uma ferramenta que coleta os dados e gera assim um relatório com orientações sobre formas de economizar energia e recomendações de outras etapas para o ajuste fino do desempenho.
O Program Optimization, Otimização de Programas, analisa o programa operacional de um robô e destaca as áreas onde é possível fazer melhorias para economizar energia. Usando dados de back-up do robô, a ferramenta identifica medidas como o ajuste da velocidade programada do robô ou dos caminhos de movimento que podem portanto melhorar o desempenho e reduzir a energia.
A ferramenta Energy Monitoring and Benchmarking (Monitoramento de Energia e Benchmarking) permite o monitoramento contínuo do consumo de energia do robô e a comparação. Ela disponibiliza os dados sobre o consumo de energia, juntamente com recomendações para melhorar o desempenho e comparações com robôs em aplicações semelhantes.
O serviço também pode fornecer uma análise sobre o impacto da atualização para tecnologias de nova geração que oferecem recursos de economia de energia. O controlador de robô OmniCore de última geração da ABB, por exemplo, oferece o melhor controle de movimento da categoria, além de 20% de economia de energia por meio de recursos que incluem tecnologia de regeneração de energia e recuperação de energia de freio.
O Serviço de Eficiência Energética é o mais recente desenvolvimento da estratégia da ABB para ajudar as empresas a transformar sua sustentabilidade, usando a automação para otimizar processos e minimizar assim o desperdício.
ABB Robótica & Automação Discreta
Como um dos principais fornecedores de robótica e automação de máquinas do mundo, a ABB é a única empresa com um portfólio completo e integrado que abrange robôs, robôs móveis autônomos e soluções de automação de máquinas, projetadas e orquestradas por nosso software de criação de valor. Ajudamos empresas de todos os tamanhos e setores – do automotivo ao eletrônico e à logística – a se tornarem mais resistentes, flexíveis e eficientes. A ABB Robótica & Automação Discreta apoia os clientes na transição para a fábrica conectada e colaborativa do futuro. A área de negócios emprega aproximadamente 11.000 pessoas em mais de 100 locais em aproximadamente 53 países.