A Aggreko, empresa global de fornecimento de energia modular móvel, controle de temperatura e serviços anunciou recentemente o desenvolvimento de um sistema de baterias de íons de lítio totalmente integrado e pronto para instalação.
O equipamento foi construído com base na experiência de 10 anos da Younicos, empresa pioneira em armazenamento de energia e que foi adquirida em 2017 pela Aggreko. O produto é instalado dentro de um contêiner padrão de 20 pés, sendo que as unidades de 1 megawatt (MW) podem ser entregues e implantadas rapidamente em todo o mundo.
O sistema cobre várias aplicações, de 1MW até saídas de múltiplas potências, e tem duas versões: uma unidade de energia de 30 minutos e outra de 60 minutos. O contêiner de 20 pés abriga baterias, inversores, aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC), proteção contra incêndio e componentes auxiliares.
Tudo é testado e pré-montado por profissionais da Aggreko e controlado por software inteligente. Além disso, foi projetado para uma ampla faixa de temperatura ambiente, de -20 °C a +50 °C, para atender aos requisitos de clientes em locais remotos.
De acordo com o gerente de Vendas da Área no Brasil, Hugo Dominguez, a energia renovável está cada vez mais acessível, porém ainda não se encontra tão disponível para atender à crescente demanda.
“Os sistemas de armazenamento de baterias oferecem a flexibilidade necessária para o uso seguro e estável da energia eólica e solar, além de aumentar a eficiência das unidades térmicas”, explica.
Dominguez destaca que o serviço resulta da soma da experiência em baterias da Younicos com a da Aggreko em conteinerização, o que permite à empresa oferecer ao mercado energia mais barata, limpa e de forma inteligente, de acordo com as necessidades dos clientes. O sistema foi projetado para se encaixar em vários modelos e pode ser combinado com produtos solares e térmicos para fornecer aos clientes o menor custo de energia.
O serviço está disponível para projetos de apenas seis meses ou para aqueles de períodos mais longos, sob o modelo de armazenamento de energia como serviço (“EaaS – Energy-as-a-service”). Também pode ser incluído nos outros sistemas de hardware da Aggreko, como os microgrids. “Estamos construindo a frota para atender, no curto prazo, clientes que queiram esta solução”, enfatiza.
Em relação aos setores e aplicações, o gerente informou que o novo sistema atende a uma diversidade de mercados. “Uma das propostas economicamente mais atraentes é combinar o uso do sistema de baterias com o gás natural e a geração solar em aplicações fora da rede. Isso poderia incluir locais remotos de mineração, em redes mais fracas, como ilhas ou com geradores a gás apenas para fornecer pontes de energia, por exemplo, em data centers”, finaliza.