Thymos Energia gerencia mais de 2 milhões de m³ de gás por dia no mercado livre

Thymos Energia gerencia mais de 2 milhões de m³ de gás por dia no mercado livre

A Thymos Energia, consultoria de negócios do Brasil especializada no setor de energia, destaca que o mercado livre de gás natural está em expansão no Brasil. A empresa administra, hoje, uma carteira superior a 2 milhões de m³ de gás por dia, de setores diversos como cerâmica, petroquímica, mineração e química. Tal movimentação equivale ao consumo de uma cidade de 600 mil habitantes. Nos dois primeiros meses de 2025, a migração de consumidores assessorados pela consultoria correspondeu a 20% do total da carteira de clientes no mercado livre, como a Cerâmica Ramos e a Unipar.

O mercado livre de gás tem amadurecido ao longo dos últimos cinco anos como resultado de regulamentações do governo federal. As comercializadoras estão cada vez mais ativas, investindo em divulgação e atraindo novos clientes. Em 2024, o interesse pela migração para esse modelo cresceu significativamente e bateu recorde, com a migração de pelo menos 17 novas empresas e, dessa forma, mais do que triplicou o número total de consumidores livres.

Esse ambiente de contratação se destaca por permitir que as companhias escolham seus fornecedores, negociem diretamente os preços do gás e adaptem os contratos às suas necessidades específicas. A combinação de preços mais competitivos com condições contratuais flexíveis tem sido portanto um dos principais atrativos desse modelo.

“O mercado livre de gás oferece uma alternativa vantajosa para os consumidores ao promover mais competitividade e personalização nos contratos. No entanto, para ingressar nesse modelo é essencial ter um planejamento estratégico sólido e conhecimento técnico especializado”, explica Jamille Moreira, coordenadora de Gestão e Consultoria em Gás Natural e Biometano na Thymos Energia.

A Thymos Energia tem se destacado no suporte estratégico a empresas interessadas em migrar para o mercado livre de gás. Esse apoio inclui análise de viabilidade, estruturação de contratos e gestão especializada, o que garante assim uma transição eficiente e segura. “Nosso objetivo é maximizar os benefícios para os clientes e ajudá-los a aproveitar ao máximo as vantagens desse mercado em crescimento”, complementa.

Para os próximos anos, a Thymos projeta que o mercado livre de gás natural siga em expansão. Uma das tendências para 2025 é a migração de empresas dos setores de aço e alumínio, que buscam aproveitar as condições personalizadas desse ambiente. “Acreditamos que teremos um movimento intenso de entrada de novos consumidores no mercado livre de gás, conforme este ambiente vai amadurecendo e mais empresas comecem a conhecer afundo essa possibilidade”, avalia Jamille.

Leia também Thymos Energia projeta 10 GW em renováveis para 2025
Visited 9 times, 1 visit(s) today

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias