Com o início das operações do projeto Dunamis, a Mercedes-Benz do Brasil, subsidiária da Daimler Truck, que está presente no País há quase 70 anos e é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e ônibus da América Latina, dá mais um passo decisivo rumo à neutralidade de CO2 em suas unidades produtivas de São Bernardo do Campo (SP) e de Juiz de Fora (MG).
A fabricante de veículos comerciais adquiriu participação no capital da usina solar do projeto Dunamis, construída pela Raízen no município de Santana dos Matos (RN). O projeto de energia solar é composto por quatro usinas fotovoltaicas, abrangendo uma área de 410 hectares com capacidade instalada total de 117,54 MW.
Por meio do modelo de autoprodução, a energia elétrica gerada pelo projeto cobre 100% do abastecimento da fábrica de caminhões, chassis de ônibus e agregados de São Bernardo do Campo e da fábrica de cabinas de caminhões de Juiz de Fora.
“A Daimler Truck está trabalhando em diferentes frentes para alcançar a neutralidade de CO2 em todas as suas operações pelo mundo. Aqui no Brasil, a Mercedes-Benz deu um grande passo nessa estratégia de negócios com foco em sustentabilidade, reforçando o nosso compromisso e contribuição com o meio ambiente por meio do consumo de energia limpa, impactando na redução das emissões e dos efeitos das alterações climáticas. A fazenda solar faz parte de uma gama de ações que estamos desenvolvendo nas nossas fábricas brasileiras, como o nível aterro zero nas duas plantas, o Prédio Verde, em Juiz de Fora, e a nossa linha de peças remanufaturadas totalmente alinhada com o conceito de economia circular”, comenta Erica Daumichen, Vice-Presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil.
A energia elétrica gerada pelo projeto Dunamis alimentará o Sistema Interligado Nacional (SIN), que integra a geração de energia elétrica e assegura o fornecimento aos usuários conectados em todo o Brasil. “Ou seja, a forma como a Mercedes-Benz do Brasil e suas estruturas industriais recebem o suprimento de energia não muda. A energia limpa na qual a Empresa está investindo contribui para a produção verde de energia, abastecendo o SIN, conforme o modelo adotado no Brasil”, explica Erica Daumichen.
A eletricidade produzida pelas usinas solares pode ajudar a evitar a emissão de até 20 mil toneladas de CO2 por ano, o que equivale ao abastecimento de 48 mil domicílios brasileiros (projeção baseada no fator de conversão 2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/dados-e-ferramentas/fatores-de-emissao).
Proteção climática e ambiental, um compromisso global da Daimler Truck
A Daimler Truck está claramente comprometida com o Acordo Climático de Paris. Em suas próprias operações, a Daimler Truck reduz as emissões de gases de efeito de estufa por meio do fornecimento de energia renovável. Além de aplicar medidas de eficiência energética nas suas unidades globais de produção.
Outras iniciativas ambientais da Mercedes-Benz do Brasil
A redução nas emissões de CO2 nas atividades das fábricas de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil também está evidente em outras ações. Enre elas, o Aterro Zero, a Fazenda Urbana e a Linha Renov de Peças Remanufaturadas.
O Programa Aterro Zero, implantado em São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, abrange diversos processos de descarte e reciclagem de materiais. Com esta medida, a empresa deixa de enviar cerca de 1 milhão de toneladas de resíduos por ano para aterros sanitários. E evita assim a emissão de CO2, além de minimizar outros impactos ambientais.
A planta de São Bernardo do Campo abriga a primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo. Nela são produzidas as verduras 100% livre de agrotóxicos para consumo nos restaurantes da empresa. A produção na estufa, ao lado do restaurante interno, elimina o desperdício de alimentos e tem zero emissão de CO2 durante o transporte.
Desde 2004, a Mercedes-Benz do Brasil pratica o conceito de economia circular com a Linha Renov de Peças Remanufaturadas. Trata-se do maior portfólio do mercado, com mais de 300 itens para caminhões e ônibus. Neste caso, a Mercedes-Benz recupera as peças desgastadas aplicando o mesmo nível de qualidade exigido na produção de itens novos. O processo sustentável de remanufatura resulta na redução do descarte de materiais e de emissão de poluentes.