Já imaginou, em meio a um apagão, manter a energia e todos os equipamentos funcionando normalmente em casa com apenas um equipamento? Isso agora é possível com a função Super-Backup, novidade que a SolaX Power trouxe para o Brasil. Ela permite que o inversor híbrido funcione em modo de emergência (EPS), quando não há fornecimento de energia pela rede. Também não há necessidade de instalação de baterias. O inversor híbrido com função Super-Backup atende desde imóveis residenciais, incluindo apartamentos, até comércio, indústria ou propriedade rural.
O engenheiro Marcelo Niendicker explica que os imóveis podem contar com o sistema fotovoltaico, que funciona de forma autônoma conectado à rede elétrica, e, em momentos de interrupção de energia pela concessionária, como no caso de apagões, o inversor híbrido com a função Super-Backup entra em operação off-grid, utilizando a energia dos módulos solares, e permite minimizar os danos causados pela interrupção prolongada no fornecimento.
“Esse equipamento permite, por exemplo, que a pessoa consiga manter o funcionamento de sua casa ou negócio. Seja um trabalho em home-office, bem como, no caso do comércio e indústria, evitar a perda de mercadoria ou prejuízos financeiros com equipamentos paralisados”, explica o engenheiro.
Os modelos de inversores híbridos que permitem essa função incluem as famílias X1-Hybrid G4 e X3-Hybrid G4. Os equipamentos X-Hybrid apresentam um design diferenciado que se integra à decoração do ambiente e têm um tamanho limitado, adequado para ser utilizado em espaços pequenos. Dessa forma, os apartamentos, mesmo sem o sistema de painéis solares instalados e com espaço reduzido, também podem utilizar e se beneficiar com esse equipamento.
Em relação ao seu preço, o engenheiro esclarece alguns pontos. “O principal diferencial da função Super-Backup é a possibilidade de pagar praticamente o mesmo preço que um sistema on-grid tradicional, que só funciona com a rede presente, e ter a possibilidade de levar um sistema que poderá atender em situações de emergência”, reforça.