Inovar e automatizar a rede é um dos compromissos da Neoenergia para garantir a qualidade da energia. Presente em 228 municípios de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, por meio da Neoenergia Elektro, a companhia investiu, no primeiro semestre de 2024, cerca de R$ 5,5 milhões em religadores automáticos, equipamentos que restabelecem o fornecimento com rapidez. Dessa forma, a distribuidora alcançou a expressiva marca de 70% de automatização da área de concessão nos dois estados onde quase 2 milhões de clientes estão beneficiados. Ao todo, já são 4,5 mil equipamentos como: religadores, chaves automatizadas e sensores inteligentes.
Essas tecnologias permitem restabelecer o fornecimento de energia de forma automática, sem a necessidade da atuação de eletricistas. Em questão de segundos, o equipamento identifica e isola a falha amenizando assim o impacto aos clientes que percebem apenas um pique de energia, aquela rápida interrupção.
Os equipamentos que possuem a lógica de reconfiguração automática, denominada self-healing, permitem retomar o fornecimento de energia, em uma área interrompida, em até 60 segundos. Ao detectar uma interferência, que pode ser causada por queda de árvores, efeitos climáticos ou animais, o self-healing – do inglês “auto recomposição”, isola automaticamente a região afetada e reconecta a rede por outro caminho, garantindo assim o retorno imediato do serviço.
A tecnologia projeta os religadores para identificar o defeito e restabelecer a energia ou transferir o cliente para outra rede, sem a intervenção humana. “Essa tecnologia de automação minimiza o impacto de uma interrupção para o maior número possível de clientes. Essa e outras tecnologias contribuem portanto para um atendimento mais rápido e seguro aos nossos clientes”, afirma Wilhelm Guilherme, Superintendente da Neoenergia Elektro.
Os investimentos em ações para a confiabilidade da rede elétrica já têm reflexos nos indicadores de qualidade no fornecimento de energia aos clientes. No primeiro semestre de 2024, o índice que afere a duração média de interrupção por clientes (DEC) ficou melhor que o limite regulatório determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), registrando 3,14 horas. O resultado significa portanto que a Neoenergia Elektro mantém uma continuidade de 99,93% no fornecimento de energia aos consumidores, que recebem a energia de forma contínua e confiável, com menos horas de interrupção.
A aposta da Neoenergia Elektro em tecnologia é só uma das iniciativas do segmento de distribuição de energia elétrica para modernizar as redes do país, garantindo dessa forma a prestação de um serviço cada vez melhor.