Milhares de famílias do centro-oeste têm agora uma nova forma de acesso à energia renovável e, ainda, de obterem descontos na conta de luz. A novidade acontece em função da chegada da Nextron, marketplace de energia solar que atua com geração distribuída, que já captou mais de 40 milhões de reais em rodadas de investimentos, a última sendo em março, e tendo a Copel Ventures, braço de investimento da concessionária do Paraná, como um dos investidores.
De acordo com a Nextron, são 50 megawatts previstos de geração por 50 usinas solares instaladas em área de concessão da Energisa, no Mato Grosso do Sul. Em Goiás, a potência prevista para 2024 é ainda maior, com 80 usinas distribuídas 80 megawatts em território de concessão da Equatorial.
No total, são cerca de R$700 milhões de investimentos para a expansão do serviço de energia nos dois estados do Centro-Oeste. O valor inclui a operação, aportes em usinas, a geração de empregos e ações de marketing para a democratização da energia renovável.
A escolha dos estados para expansão considera o comprometimento que a fatura de energia elétrica gera às famílias e comércios locais. Isso porque, com as altas tarifas e temperaturas enfrentadas em grande parte do ano no Centro-Oeste, aparelhos como ares condicionados e ventiladores geram encarecimento às faturas do serviço.
Outro fator tem relação com a ampla disponibilidade de terra rural plana para a construção de fazendas solares. Com isso, a atuação do marketplace deve beneficiar cerca de 70 mil famílias nos dois estados.
“Nosso propósito é fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso à energia limpa no Brasil. E acreditamos que a Nextron pode ser uma catalisadora desse movimento. O lançamento dessas praças é um marco relevante para seguirmos crescendo e mostrando nossa proposta de valor. Em um ano estaremos servindo 10 vezes mais clientes”, afirma Ivo O. Pitanguy, CEO e fundador da Nextron.
Como funciona?
A Nextron conecta consumidores que desejam acesso à energia renovável a usinas de regiões próximas. Na prática, isso significa que os novos usuários não precisam investir dinheiro ou instalar nenhum tipo de equipamento próprio. O plano de assinatura facilita o acesso de pessoas que desejam consumir energia renovável.
“Em média, as pessoas economizam o equivalente a 2 faturas cheias por ano através de benefícios mensais. Para as famílias, isso já é relevante pensando na economia da rotina e como esse dinheiro pode ser destinado a outros investimentos, como lazer, estudos ou até mesmo reservas de emergência; já para os negócios a gente ajuda a aumentar a margem de lucro com a redução de custos”, complementa Pitanguy.
Como cadastrar?
Para aderir ao uso da energia solar, o interessado deve acessar o site oficial ou o aplicativo da Nextron, selecionar a distribuidora de energia da região em que vive e declarar o tipo de imóvel que irá receber a energia limpa. A startup solicita também um valor médio da conta de luz do cliente e acesso aos dados de cadastro junto à distribuidora para possibilitar a migração.
As contas que podem efetivar a adesão têm de estar em baixa tensão e ter fatura mínima a partir de R$200. O prazo para o início do funcionamento do serviço com o benefício varia de 60 a 90 dias. E o desconto sobre o consumo de energia pode chegar a 20%.
Após a aprovação, o cliente consegue ter acesso em tempo real ao painel de controle da energia utilizada e, ainda, compreender de que forma está beneficiando o meio ambiente. Outro diferencial é que a Nextron também oferece a opção de pagamento com o cartão de crédito.