A Vibra Energia, empresa de distribuição de combustíveis e de energia, foi incluída no pioneiro IDIVERSA B3. Ele é o primeiro índice latino-americano a combinar critérios de gênero e raça na seleção das empresas que compõem sua carteira. Criado pela B3, o IDIVERSA B3 representa dessa forma um marco importante para a promoção da representatividade de grupos historicamente sub-representados no mercado (gênero feminino, pessoas negras e indígenas).
Diversidade é um pilar central na trajetória da Vibra. Nos últimos anos, a companhia fortaleceu seu compromisso com a inclusão e a representatividade. A empresa vem promovendo uma cultura organizacional que valoriza a multiplicidade de perspectivas e experiências. Para a Vibra, empresas comprometidas com a diversidade atraem melhores talentos, com perfis múltiplos, gerando assim mais criatividade e, como consequência, bons resultados nos negócios.
Clarissa Sadock, Vice-Presidente de Energia Renovável e ESG da Vibra Energia, expressou entusiasmo pela inclusão da Vibra no IDIVERSA B3.”Fazer parte deste índice inovador não apenas reconhece o compromisso da Vibra com a diversidade, mas também a impulsiona a prosseguir com as melhores práticas em relação a esse importante aspecto da gestão empresarial. Acreditamos que a inclusão e a representatividade são essenciais para o sucesso da estratégia de sustentabilidade de qualquer organização. E estamos portanto comprometidos em contribuir para um ambiente mais inclusivo e diverso.”
O índice foi construído com base em dados públicos disponíveis no Formulário de Referência (FRe). No documento as empresas de capital aberto apresentam informações sobre a composição de seus quadros de funcionários e órgãos de administração e conselhos, agrupados por gênero e raça. A metodologia de cálculo do índice inclui o “Score Diversidade”, que considera também o setor de atividade de cada empresa, assim como critérios de liquidez.
Com a inclusão no IDIVERSA B3, a Vibra Energia se junta a outras 74 empresas, abrangendo uma variedade de setores econômicos, na primeira carteira do índice. Essa iniciativa não apenas fortalece a representatividade cada vez mais diversa no mercado, mas também oferece novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos de investimento que atendam aos interesses dos investidores comprometidos com princípios ESG.
“A presença da Vibra Energia no IDIVERSA B3 reafirma seu papel como uma empresa comprometida com a diversidade, a sustentabilidade e a responsabilidade social, enquanto contribui para a formação de um mercado mais inclusivo e igualitário ao mesmo tempo que promove uma transformação em seu negócio com a inclusão de um portfólio renovável de olho na transição energética”, complementa Clarissa.
Entre os anos de 2020 e 2022, por exemplo, por meio de uma série de iniciativas implementadas, como programas de capacitação e políticas inclusivas, a Vibra alcançou marcos significativos. A empresa elevou a proporção de colaboradores de diferentes origens e gêneros em todos os níveis hierárquicos. Além disso, a Vibra desempenhou um papel ativo em seu setor, inspirando outras organizações a trilharem um caminho similar rumo a ambientes de trabalho mais diversos e enriquecedores. Entre as realizações, estão:
- Aumento do percentual de mulheres na força de trabalho de 27,09% para 29,31%; e aumento do número de negros (pretos e pardos) na força de trabalho de 38,69% para 43,25%. Hoje de toda liderança da Vibra (superintendentes, coordenadores, gerentes, gerentes executivos, diretor e VP) são 23% são mulheres e 20% são negros (pretos e pardos).
- Capacitação em vieses inconscientes: 91% da liderança capacitada sobre vieses inconscientes. Live para toda a empresa sobre vieses inconscientes com a participação de 800 colaboradores, (300 em cargos de liderança).
- Em 2022 superamos a meta de admissão de 30% de mulheres, chegando assim a 38%.
- Consolidamos em 2022 nossos grupos de afinidade: Vibra por Elas (gênero), Entre Raízes (raça), Orgulho+ (LGBTQIAP+). 42 encontros já realizados e 160 pessoas envolvidas diretamente.
- 71% das vagas de estágio preenchidas por mulheres.
- Inclusão de módulo sobre violência contra a mulher no treinamento para equipe de postos atingindo mais de 5.000 funcionários da rede de postos.
A metodologia inédita do índice valoriza assim a diversidade de gênero e étnica. Ele oferece aos investidores uma nova alternativa para compor suas carteiras de investimento alinhadas com critérios ESG. Para mais informações sobre o IDIVERSA B3, sua metodologia e a composição da carteira, acesse o site da B3.