Neste ano, a fonte solar se tornou a segunda principal a compor a matriz energética brasileira, ficando atrás apenas da fonte hídrica. Atualmente, são mais de 2 milhões de sistemas fotovoltaicos de Geração Distribuída instalados no país. Frente a um cenário de oportunidades e desafios, qual é o balanço que o setor faz do mercado no primeiro semestre? Com o objetivo de traçar um panorama que auxilie os players na tomada de decisões estratégicas, a Greener prepara um novo estudo e traça um perfil do mercado fotovoltaico brasileiro.
Contando com a colaboração de integradoras de sistemas solares de todo o país, a Pesquisa GD fará um balanço da primeira metade de 2023 e fornecerá dados acerca dos empreendimentos no âmbito de preços dos sistemas FV, eficiência comercial das empresas e também impacto regulatório, além de apontar expectativas, tendências e desafios do mercado para os próximos meses.
Entre as novidades do estudo, é possível apontar questões sobre sistemas de armazenamento, mercado livre de energia, capacitação do mercado fotovoltaico, ferramentas digitais de vendas, além da desativação e descarte de módulos fotovoltaicos.
“A participação dos agentes do mercado solar nesta pesquisa é de grande valor para entendermos a realidade do setor, os destaques positivos e os pontos de atenção no primeiro semestre sob vigência da Lei 14.300”, comenta Marcio Takata, diretor da Greener.
A Pesquisa GD do mercado solar poderá ser respondida pelos integradores até o dia 31 de julho. Para isso, basta acessar o link: https://www.greener.com.br/pesquisa-gd-1s2023-lp-do-questionario/
Ao concluírem o questionário, os participantes terão acesso a alguns resultados parciais do estudo, fornecidos em tempo real e trazendo uma média das respostas coletadas em todo o país. A Pesquisa GD faz parte do Estudo Estratégico de Geração Distribuída, que será lançado na primeira quinzena de setembro e estará disponível gratuitamente no site da Greener.