A Nextron Energia, primeira climate tech com o propósito de democratizar o acesso às fontes de energia renováveis, e a Atua Energia, empresa que constrói e opera usinas solares no Brasil, acabam de firmar uma parceria inédita. O objetivo é levar sustentabilidade e economia aos consumidores de 12 estados do Brasil. Inicialmente, a ideia do acordo é disponibilizar o serviço em seis estados até o final de 2023. E até o fim do projeto, atender 100 mil clientes localizados no Sudeste, Centro-Oeste e, principalmente, no Nordeste brasileiro.
Segundo Ivo Pitanguy, CEO e fundador da Nextron, a climate tech será a responsável pela gestão da compensação dos créditos e relacionamento com os pequenos consumidores. “No Brasil, essa é a maior aliança entre um gerador de energia e uma climate tech. Essa parceria com a Atua é portanto mais um passo importante rumo ao nosso objetivo de disponibilizar energia renovável para mais localidades no Brasil. A meta é democratizar assim o acesso a energia sustentável aos pequenos negócios e às famílias em suas residências”, afirma.
Para Jorge Maciel, Presidente da Atua Energia, a plataforma poderá levar de forma simples e segura, economia para o máximo de pessoas. “O nosso objetivo é atender os pequenos e médios empresários, além das residências. Tudo com o melhor custo-benefício do mercado. Nós temos um serviço de excelência desde a construção dos parques solares até a entrega ao cliente final”, declara.
Segundo Ivo Pitanguy, o acordo surgiu para que o potencial energético gerado pela Atua seja disponibilizado de uma maneira mais ágil ao varejo (consumidores e pequenos negócios). Para isso, a Nextron aposta no uso de sua solução proprietária, por meio de serviço por assinatura, que permite assim oferecer uma solução mais simples, personalizada e totalmente digital, tanto no processo de adesão quanto no portal dedicado ao cliente. De modo simplificado, trata-se de uma portabilidade da conta de energia, com o cliente final passando a pagar a fatura diretamente para a Nextron e assumindo um compromisso mais ético e equilibrado com o meio ambiente.
Atualmente, a iniciativa já está em operação nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Minas Gerais. Até o final do ano, a expectativa é de que a parceria esteja presente também no Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí. Em 2024 será a vez dos estados de Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Goiás.
“A Atua Energia nasce de um grupo empresarial com mais 60 empresas e 20 anos de experiência no segmento de energia. A meta é estar entre as 5 maiores empresas de geração distribuída do Brasil. Para atingir esse objetivo serão alocados portanto mais de 1 bilhão em investimentos, em aproximadamente 70 empreendimentos, em 12 estados da federação”, afirma Jorge Maciel.