A ABB fechou parceria com a Bravo Motor Company, empresa com sede na Califórnia (EUA) que oferece inovação aplicada em descarbonização para a produção de baterias, veículos e sistemas de armazenamento de energia, para fornecer soluções inovadoras para o setor de eletromobilidade no mercado brasileiro. O acordo prevê o desenvolvimento de projetos com o uso de tecnologia de ponta no país para fabricantes de baterias e veículos elétricos, bem como de carregadores para descarbonização em cidades inteligentes.
Um grande projeto contará com a participação das divisões de Robótica e Eletrificação no Brasil da multinacional suíço-sueca. É a construção da primeira fábrica no Brasil da Bravo Motor, chamada Colossus Cluster, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com investimentos estimados em R$ 25 bilhões em 10 anos, o complexo irá produzir veículos, baterias e demais componentes para a mobilidade elétrica. O início da produção piloto está previsto para 2023.
“Essa aliança permite dessa forma à ABB fazer parte do primeiro projeto Giga Factory da América Latina baseado em digitalização, que engloba otimização da produção, gestão integrada e sustentabilidade. Além disso, a liderança da ABB em tecnologias digitais para a indústria será, sem dúvida, uma das contribuições que permitirão uma solução de ponta no projeto Colossus Cluster. Essa associação possibilita assim a promoção da inovação, práticas de sustentabilidade e iniciativas ESG no Brasil”, diz Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company.
A ABB, por meio da ABB E-mobility, é líder global em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos (VEs). Presente em mais de 85 mercados, a ABB E-mobility acaba de anunciar a entrega de seu milionésimo carregador de veículo elétrico. Esse é o mais recente marco na missão contínua da empresa de permitir um futuro livre de emissões por meio de soluções de carregamento de VE inteligentes e confiáveis.
“A parceria com a Bravo Motor no projeto Colossus Cluster reforça portanto o compromisso da ABB com o Brasil. Como líderes em infraestrutura para veículos elétricos, estamos acompanhando a evolução da eletro-mobilidade no país, que possui um mercado em pleno crescimento. A chegada de mais opções de marcas e modelos de veículos elétricos estão ajudando a impulsionar o setor. Além disso, muitas empresas possuem políticas sérias de ESG, e a eletromobilidade é coadjuvante neste tema. As projeções são as melhores, uma vez que o mercado brasileiro é muito diversificado”. A afirmação e de Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão ELEM da ABB.
Já a divisão de Robótica da ABB é um dos principais fornecedores mundiais de robótica e automação de máquinas. Suas soluções inovadoras que ajudam empresas de todos os portes e segmentos. Do automotivo ao eletrônico e logístico – elas se tornam assim mais resilientes, flexíveis e eficientes. A empresa oferece um portfólio integrado único no mercado que abrange robôs, robôs móveis autônomos (AMR) e soluções de automação de máquinas.
“Uma de nossas principais missões é oferecer suporte aos clientes na transição para uma fábrica conectada e colaborativa do futuro. A indústria automotiva, em especial, passa por uma grande transformação diante do forte ritmo de expansão de vendas dos veículos elétricos no mundo. Assim, tornam-se fundamentais as parcerias entre fabricantes e empresas especializadas em tecnologia para automação no desenvolvimento de soluções. É a colaboração com empresas como a Bravo Motor que ajudará a identificar melhor oportunidades de automação e digitalização de processos”, avalia Rodrigo Bueno, diretor da área de negócios de Robótica no Brasil.
A ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.