A Ludfor anunciou que, em 2022, gerou R$ 426 milhões de economia líquida para os clientes que fazem parte do mercado livre. Em sua área de comercialização, a empresa também atingiu assim um marco recorde. Ela apresentou um crescimento de 90% em volume de energia negociado em comparação ao ano anterior. Deste total, houve um aumento de 57% na entrega de energia incentivada renovável.
Com sede em Bento Gonçalves (RS) e market share de 57% no estado, a Ludfor atua há 27 anos com serviços de gestão, comercialização e geração de energia elétrica. São 2.090 clientes, sendo 949 grupos econômicos atendidos.
Para o diretor executivo da Ludfor, Douglas Ludwig, a conjuntura atual da empresa acompanha a transformação em curso no setor de energia brasileiro.
“A CCEE divulgou recentemente que, em 2022, o mercado livre teve um crescimento de 10,6% no Brasil. Isso transparece nos bons resultados da Ludfor no período. Pequenas, médias e grandes empresas estão cada vez mais atentas aos benefícios e a economia líquida que a migração para o mercado livre pode gerar. Do mesmo modo, há uma preocupação cada vez maior com o uso de energia proveniente de fontes renováveis. Isso impulsiona o trabalho de um time como o nosso, com especialistas que estudam caso a caso para entender dessa forma o que é mais vantajoso para o cliente, além de desenvolver previsões de mercado e análises de riscos. Abrimos novas filiais e estamos portanto aumentando nossa equipe”, afirmou.
Em 2022, o aumento de contratações foi de 62,5%. No segundo semestre do ano, a empresa abriu um escritório em São Paulo, no bairro Pinheiros, para ampliar a atuação no Sudeste com serviços de gestão e comercialização. Já no início de 2023, a Ludfor chegou ao Nordeste, com a abertura de uma filial em Maceió (AL) e o intuito de gerir a migração de empresas da região para o mercado livre.
A Ludfor gestora coordena a migração e a operacionalização de empresas no mercado livre de energia, ambiente de negociação direta com geradores e comercializadores que permite a economia líquida de até 30% dos gastos em energia elétrica. Além disso, a equipe acompanha as demandas das empresas, analisa as tarifas e oferece suporte jurídico e contábil no que se refere à gestão energética do cliente.
Já a Ludfor Comercializadora atua na compra e venda de energia elétrica, buscando as melhores oportunidades. A equipe de especialistas estuda as condições do mercado, elabora previsões de preços de energia, e efetua negócios de acordo com as estratégias definidas. O trabalho conta com o apoio de um setor de Inteligência de Mercado, responsável pela análise de diversos cenários para embasar dessa forma a tomada de decisões.
A empresa conta ainda com um programa de certificação de energia renovável, o Eco Ludfor. Ele reconhece os clientes do mercado livre que consomem energia gerada a partir de fontes que não agridem o meio ambiente. Em 2022, o trabalho evitou a geração de 154,671 mil toneladas de CO2 e ajudou assim a conservar mais de 4.273.881 árvores.
Em geração de energia, a Ludfor chegou ao marco de 6,3 MW de usinas em operação – o equivalente ao abastecimento de 15.128 residências. A quantia é suficiente para abastecer, por exemplo, a cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Há previsão para a conclusão e início de operações de novas usinas solares e hidrelétricas administradas pela Ludfor em 2023.