.De acordo com o relatório de pesquisa da P&S Market Research, o mercado de iluminação LED irá ultrapassar US$70,2 bilhões neste ano. Não só os consumidores residenciais, como também os estabelecimentos comerciais e industriais buscam equipamentos de iluminação cada vez mais eficientes e econômicos.
Os painéis de LED têm sido a principal aposta em todo o mundo como uma solução sustentável para comunicação visual. Por isso, grandes lojas que querem se destacar e gerar um impacto positivo junto aos seus clientes, tem investido em uma forma mais consciente de aparecer.
O mercado de iluminação LED está fragmentado devido a muitos players regionais e internacionais em todo o mundo, como por exemplo Heliospectra e OSRAM GmbH. Com esse grande destaque no mercado, estas empresas estão focadas em expandir sua base de clientes em países estrangeiros com iniciativas estratégicas para aumentar sua participação de mercado e lucratividade. No entanto, com os avanços tecnológicos e inovações de produtos, empresas brasileiras de médio e pequeno porte estão aumentando cada vez mais sua presença, garantindo novos contratos e explorando novos mercados.
O ano de 2023 promete começar iluminado nas grandes metrópoles brasileiras, não só nas grandes avenidas mas também em outros setores da economia. Segundo a ABILUX, oportunidades de negócios podem ser encontradas em outros setores. A construção será um nicho de mercado que irá gerar grande faturamento para o setor. O otimismo leva em conta o cenário de obras tanto andamento como em conclusão no ano de 2023. Além disso, a iluminação pública vem passando por diversos aprimoramentos e modernizações, focando seus investimentos no LED, prometendo ter grande importância no mercado este ano.
A perspectiva de geração de lucros e empregos também é muito positiva. A ABILUX fez um levantamento para o ano de 2023 onde o faturamento do setor será de R$6.700 milhões. Desse total, R$26 milhões serão de exportação, gerando cerca de 24 mil empregos no setor.