A utilização da energia solar vem crescendo na principal cidade do país, a capital paulista, mas também em outros estados e no mundo. Isso comprova que realizar um investimento inteligente e tornar possível a geração da própria energia, além de proporcionar considerável economia nas contas de luz, ainda propicia a preservação e conservação do meio ambiente.
Ao refletir sobre todos esses pontos, o jovem Tarcísio Claudino Alves, de 29 anos, compreendeu que já era hora dele próprio colocar em prática seu desejo de empreender na área de energia. Então, ele decidiu ingressar no setor de energia solar fotovoltaica de forma segura ao investir em uma franquia.
“Desde a faculdade, sempre me envolvi com assuntos relativos à energia limpa. Tanto, que apresentei diversos trabalhos sobre o tema. Analisei, estudei, planejei e me inteirei bastante sobre esse mercado. Inclusive, adquiri alguns produtos com a tecnologia fotovoltaica. Porém, percebi que precisava ir além. Nos últimos anos, a energia limpa ganhou ainda mais relevância e as pessoas necessitam de suporte e apoio para investir nesse universo. Assim, decidi empreender e abrir uma franquia no ramo de energia solar”, declara Alves. Ele é formado em Engenharia Mecânica e acumula experiência na área de vendas.
Para mergulhar no empreendedorismo, Tarcísio Alves analisou bem o mercado. Foi por meio desses estudos, que encontrou a rede Blue Sol Energia Solar.
“Até avaliei a possibilidade de abrir uma empresa do zero, mas ponderei sobre diversos fatores e vi que o ideal era encontrar uma empresa parceira e já consolidada para me oferecer respaldo. Toda a estabilidade, a experiência e estrutura da Blue Sol contribuíram para a minha decisão. Especialmente depois de conversar com muitos franqueados e obter ótimos feedbacks. Isso tudo só confirmou portanto o que já sabia da empresa”, conta o novo franqueado da rede Blue Sol Energia Solar.
Alves investiu em uma franquia Next, que tem operação 100% home based. A unidade vai levar a tecnologia fotovoltaica e um atendimento especial às residenciais, condomínios e ao comércio da região da Zona Leste da capital paulista. O novo franqueado acredita que o segmento de energia solar deve seguir uma tendência de crescimento e se fortalecerá ainda mais nos próximos anos. Ele ressalta que tem ciência de que se trata de uma área de muita concorrência, com grandes empresas e profissionais e que, para se destacar, é necessário se aprimorar e estar sempre por dentro de todas as novidades e inovações.
“Encaro como uma grande chance de crescer profissionalmente e enxergo a energia limpa como um nicho de grandes oportunidades. Sinto que agora é a hora de investir, encarar e desenvolver novos projetos nesse setor. Estou animado com a possibilidade de empreender e acredito nos bons resultados que devo alcançar com a minha 1ª franquia Blue Sol Energia Solar na capital paulista. Se tudo acontecer conforme planejado, logo anunciarei a abertura da minha 2ª franquia da rede”, finaliza.
Detalhes sobre o modelo de franquias Next
De acordo com Marcio Santin, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, com o modelo de franquias Next, não é necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades. O franqueado deve se dedicar ao relacionamento com os clientes, à venda de sistemas de energia solar fotovoltaica, à avaliação técnica do local de instalação dos módulos e à administração do negócio. A franqueadora, por sua vez, fica responsável pela engenharia, desenvolvimento de projeto, instalação dos sistemas de energia solar, homologação e conexão à rede elétrica.
O franqueado Next, da Blue Sol Energia Solar, recebe treinamento – presencial ou on-line, diretamente da Universidade Blue Sol – totalmente embasado na metodologia da marca, construída ao longo de mais de 13 anos de atuação no setor, para superar assim as metas de vendas estabelecidas pela franqueadora. Para potencializar o início das atividades, os franqueados recebem suporte especial para realização das prospecções de clientes.