A tomada está esquentando? O eletrodoméstico deu choque? A lâmpada virou um pisca-pisca? O disjuntor está desarmando? Quando situações como essas acontecem, é hora de consultar um eletricista para rever as instalações elétricas.
A cada cinco anos, em média, é recomendado fazer a revisão das instalações elétricas do imóvel. Principalmente se houver aumento da quantidade de equipamentos utilizados em casa. Por isso, é essencial a realização da manutenção preventiva feita por um profissional. E com isso garantir assim o bom funcionamento do sistema e a segurança das pessoas e do patrimônio.
“A manutenção preventiva evita problemas que favorecem o aumento da conta no fim do mês. Entre eles a fuga de energia, que causa risco de curto-circuito e até de incêndio. Portanto, se as instalações estiverem antigas ou se os equipamentos se multiplicaram, mas não houve a modernização da infraestrutura elétrica da residência, é hora de consultar um eletricista”, orienta André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina.
Top 5 da manutenção das instalações elétricas
Na hora da visita à casa do consumidor, o eletricista precisa dispor de alguns itens essenciais para realizar a prestação de serviços. “O profissional que mostra soluções para o cliente já na primeira visita, tem mais chances de fechar contratos”, observa o executivo. A Tramontina lista, a seguir, os cinco produtos que não podem faltar na mala de ferramentas dos profissionais de elétrica, para solucionar problemas simples:
Conjunto de interruptores e tomadas
O eletricista pode recomendar a troca do conjunto de interruptores e tomadas, principalmente dos módulos mais utilizados nas residências: o interruptor simples de 10A 250V~ e a tomada 2P+T de 10A 250V~. Peças que possuem o sistema modular de montagem (com suporte e placas num único produto), como as da Tramontina, facilitam a composição dos conjuntos e possibilitam assim a troca da cor da placa, quando o usuário desejar. A empresa dispõe de oito linhas de produtos que contam com os mesmos módulos de interruptores e tomadas. Isso torna mais fácil portanto a combinação das funções, conforme a necessidade.
Plafon LED
É um produto que conquistou o consumidor, por embelezar áreas internas, entre elas, salas, dormitórios e corredores, bem como por proporcionar mais iluminação e menor consumo de energia. A Tramontina sugere ao eletricista o modelo de LED, que substitui com eficiência as versões tradicionais, com economia e acendimento instantâneo, o que favorece portanto a iluminação.
Disjuntores, DR e DPS
A incidência de surtos por conta da variação de tensão pode ser resolvida com um trio que todo eletricista deve recomendar: o disjuntor, que protege as instalações elétricas e as desligam em caso de curto-circuito ou sobrecarga; DR (dispositivo diferencial residual), que desliga o circuito elétrico quando há fugas de corrente de baixa intensidade; e DPS (dispositivo de proteção contra surto), que detecta sobretensões de curta duração que podem entrar pela rede elétrica, linha telefônica e circuito de antena de TV, desviando assim as correntes de surto para a terra.
Alicates
Em qualquer instalação ou manutenção, o eletricista precisará de alicates. Dos vários modelos existentes, a Tramontina destaca: o alicate universal de 8 polegadas isolado, o alicate de corte diagonal de 6 polegadas isolado e o alicate bico meia cana 6 polegadas, que são úteis na hora de trocar disjuntores, interruptores e plafons. Essas ferramentas fazem parte do portfólio de produtos da marca.
Detector de tensão 127V / 220V
Esse equipamento detecta a corrente contínua ou alternada de qualquer aparelho. Ele é muito útil e seguro para eletricistas e outros profissionais da área de elétrica, principalmente na hora de fazer um orçamento ou prestar serviços. Revestido de borracha e protegido por isolamento, o detector de tensão da Tramontina tem lâmpadas de néon para indicar a tensão do circuito e, após o uso, pode ser guardado no bolso e levado para qualquer lugar, pois tem design compacto.