Para ampliar suas ações e práticas ESG, além de engajar assim a sociedade no consumo consciente de energia limpa e renovável, a ENC Energy Brasil, empresa líder no país em geração de energia por meio do biogás de aterro sanitário, fechou uma parceria com cinco ONGs sem fins lucrativos. São elas: Habitat, Instituto IADIS e Centro Sabiá, em Pernambuco, e Instituto Antônio Brunno e a entidade Justiça nos Trilhos, no Maranhão.
A companhia doa energia limpa e renovável para as cinco entidades e compensa 100% do consumo nas instalações atendidas, totalizando mais de 12.421 kWh. Essa energia é proveniente da produção das usinas a biogás da ENC Energy Brasil, localizadas em Igarassu (PE) e Rosário (MA).
A energia é injetada no sistema de distribuição das concessionárias locais. São gerados créditos que são abatidos das contas das entidades parceiras. Isso permite assim uma economia média mensal de cerca de R$ 2.500/mês para cada organização.
Dessa forma, essa iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos municípios onde as instituições estão instaladas, em linha com a ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, da Agenda 2030 da ONU. Além disso, ampliamos as atividades sustentáveis das ONGs e da empresa. “A companhia percebeu a importância do fortalecimento comunitário para o desenvolvimento da região, prestando assistência às comunidades e promovendo a educação”, afirma Igor Urasaki, Diretor de Novos Negócios da ENC Energy Brasil.
Em Pernambuco, as entidades recebem energia por meio da usina localizada em Igarassu, Região Metropolitana do Recife. A unidade conta com 4 motogeradores e capacidade instalada de 4 MW, o suficiente para abastecer 48 mil habitantes. Hoje, a companhia atende mais de 30 clientes no estado. Já no Maranhão, a usina está instalada no município de Rosário e possui 3 motores, com capacidade de geração de 3MW, o suficiente portanto para abastecer 36 mil habitantes. No estado, a companhia atende mais de 40 clientes, entre pequenas e médias empresas.