A Jaguar Land Rover e a Vibra, empresa líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, assinaram recentemente um memorando de entendimento (MOU). No documento, concordam portanto em desenvolver projetos e novos negócios relacionados à mobilidade elétrica no Brasil. O memorando foi assinado em cerimônia realizada na fábrica da montadora em Itatiaia (Rio de Janeiro) por Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover, e Wilson Ferreira, presidente da Vibra.
A parceria permitirá assim que as duas empresas compartilhem conhecimentos e tecnologias. Ao mesmo tempo em que combinam esforços para ampliar a experiência e diferenciais oferecidos aos clientes. As prioridades iniciais incluem a troca de experiências, no que se refere à implementação da rede de eletropostos da Vibra em Postos Petrobras, compartilhamento de conhecimento entre as duas empresas, assim como potencial integração de negócios.
“Estamos avançando no nosso processo de consolidação da rede de Recarga Vibra, como a principal e mais robusta rede conectada do país. Estamos disponibilizando soluções abrangentes para estações públicas e dedicadas, com ênfase nos nossos postos rodoviários e urbanos. Eles somam hoje mais de 8000 unidades em todo país. Considerando a nossa capilaridade e vocação para entregar ao cliente a energia que ele desejar consumir, estamos investindo para oferecer portanto a melhor experiência em recarga e conveniência aos usuários de veículos elétricos”, afirmou Alexandre Tavares, Diretor de Gás, Energia e Novos Negócios B2B da Vibra.
A transição para uma energia mais limpa faz parte dos esforços de sustentabilidade de ambas as empresas. No início deste ano, a Jaguar Land Rover comprometeu-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas operações e cadeia de valor até 2030 por meio da iniciativa Science Based Targets (SBTi). A parceria com a Vibra ajudará assim a companhia reduzir as emissões indiretas, como parte das metas do Escopo 3.
Gabriel Patini, diretor de Desenvolvimento de Negócios & Inovação Latam da Jaguar Land Rover, disse: “Acreditamos que o caminho para a inovação, eletrificação e construção de um futuro mais sustentável é coletivo. Desde o início, Jaguar Land Rover e Vibra têm discutido a importância de unir forças para oferecer dessa forma iniciativas que ajudem nossas empresas a alcançar seus compromissos estratégicos e de sustentabilidade”.
Vibra: uma rede de recarga em expansão
A parceria com a Jaguar Land Rover vem algumas semanas após a Vibra lançar um projeto de grande importância para a empresa. Ele posicionará a Vibra como a principal rede de recarga elétrica do país. O plano de negócios prevê nesse período implementar o maior corredor elétrico do país. Serão instaladas mais de 70 estações de recarga ultrarrápida que conectarão assim mais de sete estados brasileiros.
O objetivo da empresa é fornecer o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% de sua rede de postos até 2030. O projeto também abrange soluções de recarga em locais públicos, como estacionamentos, shoppings e condomínios. Nesse caso, será por meio de uma parceria com a startup EZVolt.
O projeto conta com a participação do Vibra co.lab, hub de inovação da companhia. Ele permite a criação de conexões com startups e scale-ups em temas como mobilidade.